Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Pressão por aumento real, SBB e futebol em Guarulhos

Cláudio Omena
mobilização na Embacape

Sindicato mobiliza metalúrgicos de sete empresas na Campanha Salarial

A luta por aumento real levou o Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região a mobilizar trabalhadores de sete empresas, ontem (4) e hoje (5). As ações aconteceram na Universal (Nova Cumbica), HRM (Arujá), SK (Cumbica), Eletro Liga (Cumbica), Embacape (Jd. São Geraldo), J.V.S. (Itapegica) e RTS (Itapegica). Em todas as empresas onde aconteceram assembleias, foi aprovada paralisação caso as reivindicações não sejam atendidas.

Jair Malavazzi
mobilização na RTS

Além de aumento real no salário e nos Pisos, os metalúrgicos – que têm data base em 1º de novembro – reivindicam redução da jornada para 40 horas semanais, sem redução do salário; garantia de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) para todos; licença-maternidade de 180 dias; e fim das demissões imotivadas.

Paralelamente às ações nas fábricas, o Sindicato continua fazendo rodadas de negociações com os setores patronais. O presidente do Sindicato, José Pereira dos Santos, informa: “Estamos tendo avanços lentos. Mas assim que surgirem propostas concretas, nós vamos comunicar a categoria”.

Hanilton Arizate
mobilização na HRM

PLR – Em duas assembleias nas fábricas, os metalúrgicos aprovaram a Participação nos Lucros e/ou Resultados (PLR) negociada pelo Sindicato. Na Universal, os mais de 100 trabalhadores aprovaram o benefício com aumento de 10% em relação a 2009. O pagamento sai em novembro. Na RTS, a PLR é 8,33% superior à do ano passado, com pagamento em dezembro. O Sindicato também garantiu café da manhã para os mais de 60 funcionários da RTS.

Pressão por aumento real paralisa cinco empresas

O Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região paralisou cinco empresas na manhã desta quinta-feira (4), mobilizando centenas de trabalhadores. O objetivo é pressionar para que os representantes do empresariado apresentem uma proposta decente de aumento real de salários. A data-base da categoria, que tem cerca de 55 mil na base de Guarulhos e 800 mil no Estado, é 1º de novembro.

Cláudio Omena
Mobilização na Steel Rol

As ações desta quinta se concentraram nas empresas Rotocrom (Terra Preta, Mairiporã), Securit (Jardim Cumbica), Alumil (Cumbica), Steel Rol (Jardim Santa Helena) e Flanjaço (Bonsucesso).

José Pereira dos Santos, presidente do Sindicato, afirma: “As paralisações acontecem num período de negociações com diferentes grupos patronais. A mobilização que está acontecendo nas fábricas da nossa base vem ocorrendo em todo o Estado”.

José Gomes
Mobilização na Securit

Além do aumento real, os metalúrgicos querem redução da jornada para 40 horas semanais, sem redução do salário; valorização dos Pisos; garantia de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados) para todos; licença-maternidade de 180 dias; e combate à demissão imotivada.

Por Assessoria de Imprensa: João Franzin
www.metalurgico.org.br

Outras notícias do Sindicato de Guarulhos

17º Campeonato dos Metalúrgicos tem  oito partidas no final de semana

O 17º Campeonato de Futebol promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região terá sequência neste final de semana com a realização de oito partidas, sendo três sábado (6) e cinco domingo (7). Todos os jogos são disputados no gramado sintético do Clube de Campo do Sindicato (rua Galáxia, 50, Parque Primavera), com entrada gratuita para os torcedores.

O diretor José Barros da Silva Neto, do Departamento de Esportes do Sindicato, destaca: “O Campeonato deste ano envolve 70 equipes e mais de 1.500 metalúrgicos, entre atletas e integrantes das comissões técnicas”. Os jogos de sábado serão válidos pela segunda fase da competição (sistema de eliminatória simples). Os de domingo ainda valem pela primeira fase (classificam-se os dois primeiros colocados de cada um dos 11 grupos).

As partidas de sábado serão entre Roll Tec x Omel (9 horas), Fanem x Carmar (10h45) e Usiminas “A” x Marília (12h30). No domingo se enfrentam Atommix x Rossetti (8h30), Gecon x Incotep (10h15), Brasimpar x Lepe (12 horas), Grampos Aço x Qualystamp (13h45) e Modine “A” x Júlio Simões (15h30).

Ministério do Trabalho comprova irregularidades na SBB, em Guarulhos
(Empresa tem nove sem registro)

A empresa SBB – Sociedade Brasileira de Blindagens (Jd. Cumbica, Guarulhos), que sofreu greve de 16 dias, pratica uma série de irregularidades e abusos contra seus trabalhadores. É o que constata relatório parcial feito por fiscal da Gerência Regional do Trabalho. A fiscalização na empresa, a pedido do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, ainda não terminou.

O advogado Igor Boni Freire, do Jurídico do Sindicato, explica: “O relatório, mesmo parcial, comprova irregularidades graves como trabalhadores sem registro em Carteira, contratações fraudulentas de terceirizados, inexistência de Cipa, banheiros inadequados, entre outros. O relatório final sai nos próximos dias”.

Audiência – Na tarde da quinta (4), houve audiência de instrução e conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 2ª Região (São Paulo). A desembargadora Sonia Maria de Oliveira Prince R. Franzini, vice-presidente do TRT, sugeriu a volta ao trabalho dos funcionários da SBB, sem desconto dos dias parados. No pagamento, previsto para esta sexta (5), não podem ser descontados os dias em que eles permaneceram em greve. A sugestão foi acatada.

A audiência foi acompanhada pelo advogado e um preposto da SBB e, pelo Sindicato dos metalúrgicos, pelo advogado Igor Freire e o diretor Eronides Rafael Galdino (Lula). O dr. Igor afirma: “Haverá reunião de conciliação dia 11 de novembro, às 13 horas, no TRT. Caso a SBB insista em não apresentar solução para as várias irregularidades, a desembargadora informou que deve proferir sentença em, no máximo, 10 dias”.

www.metalurgico.org.br