Aconteceu na terça-feira, 15 de abril, na sede da Força Sindical Bahia, em Salvador, a reunião da Força Sindical Nordeste. O objetivo do encontro era o de aumentar e melhorar a capacidade de organização dos sindicatos filiados à Força na região Nordeste. A anfitriã Nair Goulart, Presidente da Força Sindical Bahia, recebeu o Presidente da Força Sindical Nacional, Miguel Torres; o Secretário Nacional de Relações Sindicais, Geraldino dos Santos; o Presidente da Força Sindical Sergipe, Willian Roberto; o Presidente da Força Sindical do Rio Grande do Norte, fulano; e o Presidente da Força Sindical Ceará, Raimundo Nonato. Também estiveram presentes os diretores da Central no estado da Bahia.
A terceira reunião da Força Nordeste foi marcada pelo diálogo sobre políticas específicas para auxiliar os estados e fazer eventos conjuntos. Para Nair, “é preciso articular os vários estados pensando no desenvolvimento, nas politicas e o que a gente quer em termo de organização no Nordeste e em nossa Central. A Força cresce a cada dia e é procurada diariamente para filiar novos Sindicatos devido a sua política. Temos uma grande esperança que essa política seja fortalecida também no Nordeste.”, disse Nair.
A reunião cumpriu o que foi delineado em Fortaleza, no Ceará, dia 07/02. Todos os presidentes afirmaram que possuem um ideal de construir uma Central forte em cada estado, além de serem capazes de articulação na região. “O Nordeste foi a região que mais cresceu na última década. A partir de uma política correta de descentralizar os investimentos, fomos capazes de aproveitar as oportunidades e nos organizar cada vez mais em nossa região. Aqui na Bahia temos procurado cumprir o papel de uma Central Sindical”, finalizou Nair.
Política Nacional
O apoio e o trabalho e necessários para construir forças regionais, a organização setorial, as políticas, os assuntos e demandas que ocorrem no Nordeste fizeram parte da fala de Miguel Torres. Miguel ainda relembrou que todas as discussões devem levar em conta as diferenças de cada estado. De acordo com o Presidente da Força Sindical Nacional, “para pensar numa organização e trabalhar para que isso se fortaleça em uma política para as regiões, é preciso agir na perspectiva do que converge, do que une para avançar ponto a ponto. O principal é fortalecer a ideia.”
Miguel finalizou dizendo que sai do encontro com muito mais que eu trouxe. Para ele, o fortalecimento, o entendimento e a unidade são as coisas mais importantes. “Sempre temos que pensar no que nos une”, finalizou.
Para Geraldino, as reuniões regionais servem para discutir as particularidades e levar as definições para a política nacional da Força Sindical. “Eu fico preocupado com a organização da Central nas regiões. É uma política que nós escutamos há anos. É preciso uma política que faça a Central crescer na região, pois, se cresce regionalmente, consequentemente cresce no Brasil.”.
Ao final do evento, Miguel Torres assinou a ficha de filiação do Sindesspar, Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Saúde de Paulo Afonso e Região. Quem representou o Sindicato foi o Presidente da entidade, Valdir Batista, além do Vice-presidente, Aguinaldo Cruz. Após a reunião, a Força Sindical Bahia recebeu um carro 0KM. Para a Força Sindical, o objetivo é fortalecer o trabalho regional da entidade, avançando ainda mais na organização interna da Central. A meta é agilizar o trabalho dos dirigentes das Estaduais, que poderão se deslocar para o interior dos Estados com mais facilidade.
Fonte: Ascom Força Sindical Bahia