A Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro tem nova diretoria. Sérgio Barbosa Claudino, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Duque de Caxias e vice-presidente da Federação, foi conduzido ao cargo pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e vice-presidente da Força Sindical, Miguel Torres, em cerimônia de posse que aconteceu na tarde de ontem (23), em tom de homenagem ao presidente reeleito Francisco Dal Prá, falecido em fevereiro.
A atual diretoria foi eleita em dezembro passado para mandato que vai de 2016 a 2021. Dal Prá foi reeleito por unamidade. A votação poderia ter acontecido por aclamação, mas a entidade optou pelo escrutínio secreto para que os sindicatos filiados, todos representados na ocasião, pudessem se manifestar com liberdade.
“Nossa posse não é festa nem comemoração. É, antes de tudo, uma homenagem a Francisco Dal Prá, nosso eterno presidente. Dal Prá não foi somente um líder sindical. Foi um ser humano exemplar. Não fugia à luta. Não existem pessoas insubstituíveis, mas ele, com certeza, fará muita falta, pela fibra visionária e obstinação”, afirmou Sérgio Claudino.
Dal Prá presidiu a Federação de 1977 até sua morte, só se afastando do cargo por dois mandatos, nos anos 1990, quando foi juiz classista, representando os trabalhadores no TRT-RJ.
O novo presidente da Federação dos Metalúrgicos do Rio de Janeiro disse que a entidade e seus sindicatos filiados enfrentam grave crise econômica, política e social. “O que podemos prever, sem medo de errar, é que teremos lutas bastante árduas e complexas no curso deste ano e não podemos esmorecer um instante sequer, se quisermos que o nosso país retome o caminho do desenvolvimento econômico e social”, ressaltou Sérgio Claudino.
Miguel Torres, presidente da CNTM, representou também o presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho. Saudou a diretoria da Federação, destacou Dal Prá como um grande líder sindical e um ser humano exemplar e defendeu a retomada do desenvolvimento econômico do país, a valorização do setor produtivo e da indústria nacional e a geração de empregos.
Miguel Torres também vê com grande preocupação o que acontece hoje no país, onde a crise deixa o trabalhador sem perspectiva. “O eixo da economia voltou para o colo dos financistas e especuladores, mas não podemos deixar que a economia mal administrada quebre o país. Estamos atentos e não vamos permitir ataques aos direitos dos trabalhadores”, enfatizou.
O presidente da CNTM disse ainda que só com unidade o movimento sindical vai conseguir ultrapassar esse momento e aconselhou Sérgio Claudino a ter muita paciência e espírito conciliador. “Pode contar conosco”, garantiu.
O presidente da Força Sindical do Rio de Janeiro, Carlos Fidalgo, lembrou que Sérgio Claudino foi presidente do Sindicato que hoje ele preside (Metalúrgicos de Duque de Caxias e Região) e, desde lá, trabalham juntos. “Tenho o maior orgulho em saber que a nossa Federação hoje é presidida por um trabalhador de nossa base. Sei que a tarefa é árdua, mas também sei que você tem competência, ética, dignidade e muito espírito de luta e saberá enfrentar os desafios”, completou Fidalgo.
O presidente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Químico do Rio de Janeiro (Ferquimfar), Isaac Wallace, levou seu apoio à Federação dos Metalúrgicos RJ no enfrentamento das lutas diárias e prestou homenagens à nova diretoria da entidade co-irmã e à memória de Dal Prá, oferecendo placas comemorativas a Sérgio Claudino e Cristina Dal Prá, viúva do líder sindical, “como prova de reconhecimento, respeito e agradecimento por sua luta em defesa dos trabalhadores”.
Foi a segunda homenagem que Cristina Dal Prá recebeu, num dia marcado pela emoção. Logo após a execução do Hino Nacional, no início da solenidade, uma foto de Dal Prá foi descerrada à altura do centro da mesa de coordenação. A secretária geral da Federação dos Metalúrgicos, Vilma de Araújo, entregou orquídeas a “três mulheres especiais que, cada uma a seu modo, deram suporte e apoio ao eterno presidente Dal Prá e ao novo presidente, Sérgio Claudino”: Cristina Dal Prá, Lindalva Lopes Claudino, esposa de Sérgio, e Maria Glória Malvar Dominguez, secretária executiva da Federação.
O presidente da Federação dos Metalúrgicos de Santa Catarina, Ewaldo Gramkow, desejou sucesso pleno à nova diretoria e disse que está à disposição para colaborar nas lutas. “Estamos ao seu lado, Sérgio, para o que precisar. Tive a oportunidade de visitar Dal Prá em sua residência logo após a reeleição. Pude perceber sua garra, seu comprometimento e o pensamento sempre voltado para a defesa da classe trabalhadora. Continue a luta que nosso companheiro deixou aqui. Ela é de todos nós”, completou.
Participaram da solenidade, também, os presidentes e representantes de todos os sindicatos filiados e dos Sindicatos dos Trabalhadores da Construção Civil do Rio, Marceneiros, Aposentados, Frentistas-Niterói, Trabalhadores em Edifícios, Rodoviários de Niterói a Arraial do Cabo; José Isaías Vechi, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos e vereador de Brusque (SC); Alessandro Ferreira, representante da Marcopolo; Aparecida Panisset, ex-prefeita de São Gonçalo; Ariel Fonseca, João Campanário, Clarissa Costa e Aysla Torres, advogados, entre outros.
Os novos membros da Diretoria até 2016 são:
Sérgio Barbosa Claudino – Presidente
Mário José Torobay – Vice-presidente
Vilma de Araújo Costa – Secretária geral
Carlos Alberto Pascoal Fidalgo – Secretário para Assuntos do Trabalho e Previdência Social
Luiz André Faria Machado – Secretário para Assuntos do Interior
Jorge dos Santos Faria – Secretário de Finanças
André Silva de Souza – Secretário de Formação Sindical
Suplentes: Suelly do Carmo Barria Bernardes Teixeira, Haroldo Mendes da Silva, Alexandre Kely da Silva, Ana Paula Liberador de Souza, João Paulo da Costa Cunha, Pedro Paulo Oliveira de Souza.
Conselho Fiscal: Edson Manhães Pacheco, Clemar Paschoal de Melo, Luiz Antônio da Costa Abreu. Suplentes: Wilson Fernandes dos santos, Cláudio Teruo Yamasaki e Maurício Abrahão Guimarães.
Delegados representantes junto a CNTM: Jorge Ciribelli de Sant’Anna e Felisberto Alves de Andrade. Suplentes: Alexandre Costa de Azeredo e Adriana da Silva Azevedo.
Delegados representantes junto a central sindical: Roberto Batista da Silva e José Carlos Chaves.
Por Rose Maria, Assessora de Imprensa Força RJ, em 24 de março de 2016.
Fotos: Divulgação Federação dos Metalúrgicos RJ e Rose Maria
Marcelo Peres
Secretaria de Imprensa e Comunicação
Força Sindical do Estado do RJ