Presidente EWALDO GRAMKOW assina termo de posse
Mensagem do Miguel Torres
“Bom dia companheiros e companheiras!
É uma honra novamente participar nesta data, 11 de julho de 2020, hoje de forma virtual, de mais uma solenidade de posse da diretoria da Federação dos Metalúrgicos de Santa Catarina.
Gostaria muito de estar presente e poder parabenizar pessoalmente todos os diretores.
Como isso não é possível, em razão do distanciamento social que se faz necessário neste momento, recebam aqui nesta mensagem o meu apoio a todos vocês, membros da diretoria, neste novo mandato.
Temos certeza de que o trabalho da Federação, sob a presidência do companheiro EWALDO GRAMKOW, em conjunto com seus Sindicatos filiados, continuará tendo importantes resultados em defesa dos interesses da categoria e por mais conquistas e benefícios para a família metalúrgica.
Contem, neste sentido, com o apoio de sempre da Força Sindical e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, a CNTM.
Mesmo distantes, temporariamente, estamos unidos nos objetivos de garantir ao movimento sindical, atuante, condições para que possa continuar estruturado e lutando pelos empregos, pela renda, por dignos salários, pelos direitos e pela saúde e segurança do trabalhador.
Temos hoje importantes missões. A mais urgente é a de conversar com os senadores sobre os malefícios da medida provisória 927 para a classe trabalhadora e para a sociedade em geral.
Estamos também mobilizados para exigir que o Congresso Nacional derrube o veto presidencial e garanta a ultratividade dos acordos e convenções coletivas.
Lançamos a campanha pelo Auxílio Emergencial de R$ 600 até dezembro (Nenhum Real a Menos – que ninguém fique sem receber).
Queremos o fim da burocracia para as micros e pequenas empresas, para que elas possam obter crédito com maior facilidade e continuar gerando empregos.
Pois companheiros e companheiras, temos um cenário muito preocupante de caos social no País.
Milhões de brasileiros estão desempregados, subocupados, na informalidade, em trabalhos precários (como, por exemplo, o trabalho dos entregadores de aplicativos), desalentados, no abandono das ruas, na pobreza e na miséria.
Temos que lutar contra as demissões e exigir do Estado brasileiro uma intervenção na economia que garanta a retomada do desenvolvimento, com geração de milhões de empregos formais, com carteira de trabalho, a tradicional, de cor azul, e trabalho decente para todos.
Não podemos deixar, portanto, que avance no mercado de trabalho a proposta da carteira verde e amarela sem direitos, como tem defendido o governo.
Estamos em diálogo permanente com o Congresso Nacional e os setores produtivos progressistas que repudiam as demissões.
Continuamos entregando a pauta trabalhista para os governos, parlamentos, empresariado e demais segmentos da sociedade.
O mais recente documento das centrais sindicais, que merece ser acessado e lido com muita atenção, reivindica “Medidas de proteção à vida, à saúde, ao emprego e à renda dos trabalhadores e trabalhadoras”.
Vamos nas campanhas salariais deste segundo semestre enfatizar as questões trabalhistas, sindicais, jurídicas e econômicas e dar também uma ênfase muito especial às questões de saúde e segurança do trabalhador.
Mas o dia de hoje é de festa para a Federação dos Metalúrgicos de Santa Catarina. Parabéns diretoria, parabéns presidente EWALDO GRAMKOW.
Todos vocês são imprescindíveis para os trabalhadores e para o movimento sindical brasileiro.
Emprego, salário e renda. Saúde. Muita saúde para todos. A luta faz a Lei!”.
Miguel Torres
presidente da Força Sindical, da CNTM e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes