Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Portaria do governo pode causar demissões

Setor metalúrgico pode ser atingido

Em encontro mantido na tarde de sexta-feira, 3 de abril, com o ministro Miguel Jorge (Desenvolvimento), representantes da Força Sindical, da CUT e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo manifestaram preocupação com relação à portaria do governo que vai flexibilizar a importação de bens usados (máquinas, equipamentos, peças e materiais de transporte, entre outros) com imposto reduzido.

Tanto para os sindicalistas quanto para o setor patronal, tal medida vai provocar desemprego e fechamento de empresas no Brasil.

Miguel Torres, presidente do Sindicato

“Se esta portaria entrar em vigor vai provocar uma inundação de máquinas e equipamentos de segunda mão no Brasil e o corte de cerca de 50 mil empregos diretos”, afirma Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.

A medida, segundo os dirigentes sindicais, também é totalmente inoportuna, em face da crise financeira, que já afetou diversos segmentos da nossa economia, sobretudo o setor metalúrgico, e faria o País retroceder na modernização do seu parque industrial.

O ministro disse que vai analisar melhor a questão e pediu um tempo para reexaminar o assunto.

A reunião foi realizada no BNDES, na avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 510 – 5º andar, em São Paulo.

Mais informações:
Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo
(11) 3388-1062 e (11) 3388-1060
www.metalurgicos.org.br