Paulo Sérgio de Souza
Plenária na Federação dos Metalúrgicos de SP
Dirigentes dos 53 sindicatos de metalúrgicos do Estado de São Paulo, ligados à Força Sindical, deram início à Campanha Salarial Unificada da categoria com uma plenária de aprovação da pauta de reivindicações salariais e o calendário de atividades.
A plenária foi realizada na manhã desta terça-feira, 10 de agosto, na sede da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, em São Paulo.
A pauta aprovada será submetida às assembleias até o dia 24 deste mês e entregue à Fiesp (Federação das Indústrias do ESP) e demais grupos patronais no próximo dia 25, às 10h, com uma grande manifestação.
REIVINDICAÇÕES
Os principais itens da pauta são: reajuste salarial pelo INPC, aumento real – o percentual será definido no andamento das negociações -, combate à demissão imotivada, redução da jornada de trabalho, valorização do piso salarial, qualificação profissional e licença-maternidade de 180 dias.
“A indústria retomou sua produção, a produtividade está em alta, os trabalhadores estão fazendo muita hora extra e os salários têm de acompanhar este crescimento”, afirma Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e presidente em exercício da Força Sindical.
A campanha deste ano envolve basicamente itens econômicos, tendo em vista que as reivindicações sociais constam da Convenção Coletiva de Trabalho assinada no ano passado, com validade de dois anos.
Os metalúrgicos da Força Sindical no Estado somam cerca de 700 mil trabalhadores com data-base em 1º de novembro.
Por Assessoria de Imprensa:
Débora Gonçalves
www.metalurgicos.org.br