Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Planteq certifica 342 trabalhadores em Osasco


Foram atendidos trabalhadores em situação de desemprego ou subemprego, moradores de Osasco, maiores de 16 anos, com baixa escolaridade e pessoas portadoras de deficiência auditiva. 

Brasília, 08/04/2009 – Nesta quarta-feira, 342 trabalhadores atendidos pelo Plano Territorial de Qualificação Profissional (Planteq), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), recebem seus diplomas em Osasco (SP). Realizado com a parceria da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Inclusão da Prefeitura, o Planteq proporcionou a qualificação social e profissional em 17 cursos gratuitos: alimentação, (cozinheiro industrial), hotelaria, (serviços domésticos – arrumadeira e faxina); comércio e serviços, (auxiliar administrativo e assistente administrativo em RH); atividades administrativas, (práticas administrativas), transporte, (analista de logística), serviços autônomos, (gerenciamento e gestão de negócios), têxtil (costura e confecção) e auxiliar administrativo; destinado aos deficientes auditivos.

Os cursos foram ministrados pela Fundação de Apoio à Tecnologia (FAT) e pelo Centro Estadual de Educação Paula Souza (CEETEPS). Foram atendidos trabalhadores em situação de desemprego ou subemprego, moradores de Osasco, maiores de 16 anos, com baixa escolaridade e pessoas portadoras de deficiência auditiva.

Qualificação – O Planteq é uma das ações do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), da Secretaria de Políticas Públicas de Emprego (SPPE), do MTE. O programa é realizado, exclusivamente, em parceria com estados, municípios e consórcios intermunicipais.

O objetivo é atender às demandas por qualificação de acordo com a realidade local. Todo trabalhador pode participar do Planteq, sendo dada preferência a pessoas de baixa renda, menor escolaridade e com maior dificuldade de acesso ao mercado de trabalho.

No periodo de 2003 a 2008, os Planteqs qualificaram mais de 680 mil trabalhadores em 221 convênios. O programa permite ainda a intermediação da mão-de-obra do trabalhador que, ao procurar emprego em um dos postos do Sistema Público de Emprego (Sine), é encaminhado para fazer um curso que está em aberto.

Serviço:
Data: 08/04/2009 (quarta-feira)
Horário: 18h
Local: Centro de Formação de Professores de Osasco (Av. Marechal Rondon, 263 – Centro – Osasco, SP)

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537/2430 – acs@mte.gov.br