“Piracicaba é a 15ª maior cidade do Estado de São Paulo e configura-se dentre as maiores cidades do Brasil. Tanto em números de habitantes, mas também se se considerados os dados econômicos.
Mesmo com forte participação no Estado de São Paulo, com economia crescente, Piracicaba parece sofrer uma crise de representação política no cenário nacional.
É muito pouco para uma cidade, com aproximadamente 400 mil habitantes, contar apenas com um deputado federal e outro estadual, representando a cidade na Câmara dos Deputados, em Brasília; e na Assembleia Legislativa, em São Paulo.
Na direção inversa à realidade representativa, existem muitos casos de cidades em nossa região, que registram um menor número de habitantes, e consequente menor número de eleitores, mas que possuem mais deputados federais e estaduais.
Outro dado preocupante: nas últimas eleições, em 2010, a população de Piracicaba destinou quase 70 mil votos em candidatos oriundos de outras cidades. Para se ter a dimensão, esses 70 mil votos que migraram poderiam ter eleito um Deputado Federal e outro Deputado Estadual da cidade de Piracicaba.
Evidente que um deputado tem a função, dentre outras, de fiscalizar e de elaborar leis para o bom funcionamento do Estado ou do País. Mas fato é que, quanto maior a representação política de Piracicaba, em outras esferas políticas, maiores serão os benefícios para o município e sua população.
Em âmbito municipal, os deputados representantes de uma cidade têm função importante, pois é por meio deles que a cidade recebe verbas complementares (emendas), as quais serão destinadas para as secretarias municipais.
A exemplo, um deputado (federal ou estadual) pode destinar recursos para a Secretaria de Saúde de Piracicaba, reforçando o orçamento e promovendo melhorias em diversas áreas ligadas ao setor, de acordo com o direcionamento dado pela prefeitura e as secretarias municipais.
Outra situação a ilustrar é o caso do setor sucroalcooleiro, que vem sendo sucateado devido à falta de políticas públicas. Com mais representantes locais, cientes da situação, que afeta diversos setores econômicos em Piracicaba, a luta pela retomada do setor sucroalcooleiro ganharia mais força.
Por isso a necessidade da população piracicabana em fortalecer a representatividade local, uma vez que quanto mais deputados da cidade estiverem ocupando os cargos em âmbito estadual e federal, mais verbas serão destinadas para o nosso município.
Com mais representantes, maior representatividade e a possibilidade de mais verbas destinadas para Piracicaba, a população ganha em qualidade de vida, com melhorias no transporte, na educação, na segurança, na habitação e demais itens que constituem a nossa vida em sociedade.
A cidade de Piracicaba ocupa uma posição de destaque no cenário nacional, mas necessita de ampliar o número de representantes nas esferas estadual e federal, pois não dá mais para ficar a reboque de outros representantes, que tem compromissos, primeiramente, com as suas regiões e respectivas cidades.
Por isso, se você leitor anseia por uma Piracicaba ainda mais desenvolvida, com emprego pleno para todos, com melhores atendimentos de saúde, transporte, etc. de nada adianta votar em candidatos de fora, anular ou fazer o “voto de protesto” em personalidade cômicas do Brasil.
Piracicaba tem totais condições de ampliar o seu número de representantes políticos e, desta forma, ampliar-se com progresso e desenvolvimento”.
José Florêncio (Bahia) é presidente em exercício do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba e Região.