Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Pesquisa confirma insatisfação dos metalúrgicos de Ipatinga/MG

Durante os dias 13 e 14 de janeiro, um conceituado Instituto de Pesquisa realizou um novo estudo nas portarias do Sistema Usiminas para medir a satisfação dos trabalhadores frente às ações do Sindipa e das empresas durante as negociações salariais 2009/2010. Entre outros resultados, os números demonstraram uma grande insatisfação dos metalúrgicos em relação ao novo modelo de gestão da siderúrgica e que a postura de embate do Sindipa durante as negociações trouxe avanços significativos para a categoria.

A pesquisa feita por amostragem ouviu a opinião de 500 trabalhadores, dos quais 88% consideraram abaixo das expectativas os abonos pagos pela Usiminas e Usiminas Mecânica (UMSA) e 68% avaliam que ambas as empresas não tem sensibilidade para valorizá-los.

Outro dado importante do estudo revela que 79% dos trabalhadores já foram coagidos de alguma forma para aprovarem contrapropostas das empresas. E outros 52% definiram como autoritário, desumano e desonesto, o comportamento do novo jeito de ser do Sistema Usiminas.

Atuação forte

A pesquisa também confirma que a maior parte dos metalúrgicos apóia a forte atuação do Sindipa contra os atos intransigentes e autoritários das empresas.

Para 92% dos entrevistados a postura de embate do Sindipa durante a campanha salarial atendeu as expectativas. Já 90% acreditam que este comportamento deve ser de mais enfrentamento daqui pra frente.

Ainda que pequenos os avanços dos benefícios da categoria, 74% dos metalúrgicos acreditam que as contrapropostas avançaram graças à atuação implacável do sindicato.

Acesse www.sindipa.org.br