O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), Carlos Albino de Rezende Júnior, foi reconduzido ao cargo de Conselheiro Regional do SENAI para os próximos dois anos. Albino chega ao seu terceiro mandato com uma atuação marcante e de resultados.
O presidente do Conselho do SENAI e do Sistema FIEG, Pedro Alves de Oliveira, considera Albino uma pessoa sensata e que entende o trabalho do Conselho. “Ele é ponderado e tem contribuído bastante”, lembra. De acordo com ele, é preciso uma interação, uma sinergia entre empresas e trabalhadores. “O conselho visa contribuir com o crescimento da indústria e, consequentemente, procura avançar nas melhorias de salários, benefícios e qualificação para os trabalhadores”, reforça.
Carlos Albino representa os trabalhadores e luta, principalmente, pelas melhorias nas Escolas SENAI. O contato diário com a classe trabalhadora permite compreender as necessidades e, posteriormente, apresentar as reivindicações ao conselho. “É gratificante ser representante dos trabalhadores no Conselho porque o meu desejo é que o melhor seja oferecido para todos”, ressalta.
Segundo o diretor regional do SENAI, Paulo Vargas, Albino sempre apresenta reivindicações e, na medida do possível, as demandas estão sendo atendidas. “Atender as demandas significa caminhar ao encontro de uma melhor preparação dos recursos humanos que a indústria precisa em todos os níveis”, afirma.
Por ser de Catalão, Albino sempre ressalta as demandas locais. Diversos pedidos levados ao Conselho já foram atendidos. Podemos destacar a entrega da unidade móvel do curso de solda, em junho de 2013. Catalão foi a primeira cidade do Estado a receber uma unidade do tipo. O equipamento atende Catalão e região e qualifica os trabalhadores para atuar nas empresas do município.
O Conselho
O Conselho é um órgão de orientação, supervisão e controle. Ele apura as contas e aplicações dos recursos, mas também aprova ações para serem implementadas ao longo dos anos. O trabalho é voltado para o crescimento da indústria e o avanço nas melhorias para a classe trabalhadora. O conselho também tem a importante tarefa de se articular com os poderes públicos sobre questões de formação profissional. Os conselheiros são representantes do setor produtivo e dos trabalhadores e são escolhidos de forma criteriosa.