Os proprietários de uma cerâmica localizada no Distrito Industrial de Catalão/GO (DIMIC) se exaltaram na manhã de hoje durante uma assembleia. Os trabalhadores reivindicavam melhorias nas condições de trabalho e o pagamento dos salários sem atrasos. Os trabalhadores da Cerâmica são representados pelo Sindicato da Construção Civil (Sintracom), mas durante a assembleia de hoje contavam com o apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT).
Os proprietários da Cerâmica, que são pai e filho, reagiram às cobranças dos trabalhadores com extrema violência. Um dos empresários agrediu fisicamente um assessor do SIMECAT. Em seguida, o veículo do Sintracom, um Fiat Doblò que carregava os equipamentos de som, também foi esmagado por uma pá carregadeira conduzida por um dos empresários. “Nossa luta com essa empresa é grande, muitos problemas são encontrados lá. Os trabalhadores só querem o que é de direito. Nada justifica o que eles fizeram. Graças a Deus pelo menos ninguém ficou ferido”, desabafa o presidente do Sintracom, Leandro Borges.
Os trabalhadores alegam frequentes atrasos de pagamento dos salários e do convênio médico e problemas com alimentação e vale-transporte. Eles também apontam irregularidades com o registro de ponto e exposição sem proteção a ambientes que causam danos à saúde. “A situação é crítica. Quase perdi até o lugar de morar. Meu aluguel vive atrasado porque eles não pagam em dia”, afirma um trabalhador.
Segundo Leandro Borges, todas as medidas cabíveis serão tomadas, em relação às questões trabalhistas e também sobre o incidente de hoje. No momento, os empresários, trabalhadores e dirigentes sindicais prestam depoimento na Delegacia de Polícia Civil de Catalão.
Por Juliana Barbosa
Assessoria de Imprensa SIMECAT
www.simecat.org.br