Centenas de sócios do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT) estão se profissionalizando em diversos cursos oferecidos pelo SENAI. No momento, três cursos estão em andamento. O objetivo é atender a demanda do município.
Há alguns anos o secretário de Educação e Cultura do SIMECAT, Urismar Gonzaga, vem se dedicando a reunir os trabalhadores interessados em qualificação profissional. O SIMECAT proporciona ensino de qualidade gratuito para os trabalhadores, devido a uma parceria com o SENAI Catalão.
São oferecidos diversos cursos com o intuito de atender a demanda de mão de obra qualificada no município. Segundo o supervisor de Educação do SENAI, Sebastião Duarte, essa é uma iniciativa muito importante, pois é possível conciliar a teoria com a prática.
No mês de abril, duas turmas de trabalhadores metalúrgicos concluíram os cursos de Solda Mig Mag e Informática Básica. Hoje, há três turmas de Solda a Arco Elétrico em horários diferenciados.
Em média, cada curso realizado capacita 30 trabalhadores e, de acordo com Urismar, cerca 1000 metalúrgicos já concluíram algum curso gratuitamente devido à parceria SIMECAT/SENAI. Esses cursos são ofertados para sócios ou dependentes do SIMECAT.
Todos os cursos possuem professores capacitados e máquinas de última geração para o aprendizado do aluno. “A qualificação profissional é um ganho para o trabalhador e para a indústria, que terá funcionários cada vez mais capacitados”, afirma o supervisor de Educação.
Por Juliana Barbosa
Assessoria de Imprensa SIMECAT