Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Paraná pode vir a ser 3º estado brasileiro a assinar Agenda do Trabalho Decente da OIT

Entre os itens presentes na agenda está a erradicação do trabalho escravo e do trabalho infantil e a garantia de segurança e saúde do trabalhador

A Força Sindical do Paraná e outras centrais se reuniram com as secretarias do Estado de Saúde e do Trabalho, na última terça-feira (12), para discutir a possibilidade do governo do Paraná assinar a Agenda do Trabalho Decente da OIT. Caso o documento seja assinado, o Paraná será o terceiro Estado a ratificar a agenda da OIT, que já foi assinada pelos governos estaduais da Bahia e do Mato Grosso.

A Organização Internacional do Trabalho definiu o Trabalho Decente como uma ocupação produtiva e adequadamente remunerada, exercida em condições de liberdade, equidade e segurança, e que seja capaz de garantir uma vida digna para as pessoas. Entre os itens presentes na agenda está a erradicação do trabalho escravo e do trabalho infantil e a garantia de segurança e saúde do trabalhador. A Agenda do Trabalho Decente deverá ser assinada no Encontro Estadual de Saúde do Trabalhador, que será realizado na próxima quarta-feira (22), no Canal da Música, em Curitiba.

De acordo com o diretor de saúde da Força Sindical do Paraná, Nuncio Mannala, se o governo do Paraná assinar a Agenda do Trabalho Decente da OIT, temas como a saúde e segurança do trabalhador passam a fazer parte das políticas públicas do Estado. “Caso a Agenda Estadual seja criada, será realizado o mapeamento das condições de trabalho em diversos setores e a identificação do que precisa ser melhorado, dentro do conceito de trabalho decente”, disse ele.

O Secretário da Saúde, Carlos Moreira Júnior ressalta a importância da assinatura da Agenda: “O Estado que se preocupa com a saúde do trabalhador e realiza trabalhos preventivos para evitar acidentes e identificar ambientes insalubres, indiretamente diminui gastos com saúde. Queremos que os trabalhadores do Paraná tenham condições de trabalho e locais adequados para que possam exercer sua profissão com dedicação e segurança”, afirmou. 

Dados

De acordo com dados do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), no Brasil,é registrado um acidente de trabalho por minuto. No Paraná, é registrado um acidente de trabalho a cada 10 minutos, e uma morte em decorrência de acidente de trabalho por dia. “Embora o Brasil e o Paraná tenham avançado nas discussões e ações de prevenção a saúde do trabalhador, ainda há um longo caminho a percorrer”, afirma o diretor do Centro Estadual de Saúde de Trabalhador, David Claret Bueno.

Por Michelle de Cerjat – Assessoria Força Sindical do Paraná
Confraria da Notícia – Comunicação e Marketing