Carolina Dallolio e Paulo Darcie
O apagão do dia 10 provocou pane no sistema do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Essa foi a explicação ouvida por trabalhadores em busca do seguro-desemprego, mutuários que contam com os recursos do FGTS para arcar com o financiamento da casa própria e aposentados que procuram as agências da Caixa Econômica Federal nos últimos dias.
Ontem, o Jornal da Tarde entrou em contato com 32 agências paulistanas da Caixa, banco que opera os recursos do FGTS. Todas informaram que o sistema saiu do ar na quarta-feira passada, logo depois do blecaute da noite de terça, e continuou indisponível até pelo menos sexta-feira. Em 13 agências, o serviço ainda não voltou a funcionar.
Nove agências não sabiam explicar por que o sistema estava fora do ar. “É um problema nacional, geral”, se limitavam a dizer as atendentes. Nas outras 23 agências, o apagão foi imediatamente apontado como causa. A versão mais ouvida pela reportagem foi que um servidor instalado no Rio de Janeiro queimou com o blecaute.
“Desde quarta-feira não conseguimos dar entrada em nenhum pedido e muito menos liberar o dinheiro”, declarou uma funcionária da agência Clínicas. “Conseguimos só fazer as consultas do saldo disponível.”
Quem tentou se informar pelo serviço 0800 do FGTS recebeu uma explicação diferente: o sistema estava indisponível para verificação de extrato.
Mas não foi só com o FGTS que o cliente do banco teve problemas após o blecaute: a pane teria, também, afetado outros serviços. “Quem requisitou benefícios como o PIS também não conseguiu ser atendido”, relatou uma atendente da agência Belas Artes.
A Caixa informou, por meio de sua Assessoria de Imprensa, “que os serviços do FGTS foram normalizados e estão ocorrendo dentro dos prazos legais nas agências do banco”, de cinco dias úteis.
A causa do problema, segundo a Caixa, seria “uma pane elétrica que afetou o prédio central da instituição no Rio de Janeiro, que armazena as operações do FGTS”.
André Celotti da Silva tentou, por três dias seguidos, resgatar o saldo do FGTS. A culpa, segundo o informaram na agência da Avenida Paulista, foi do apagão que assolou mais da metade dos Estados do País na semana passada.
“Na segunda-feira, eu vim e me falaram que o apagão deu algum problema no servidor deles, por isso não dá para dar entrada”, conta o estagiário de relações públicas, de 24 anos. “Hoje (ontem) foi a mesma coisa, me disseram para voltar amanhã (hoje)”.
O operador de máquinas Fábio França foi tentar receber o seguro-desemprego e também não conseguiu. “Me falaram que o problema no sistema é por causa do apagão.”