Participação no primeiro e interesse pelo tema motivou reedição do evento
Chapecó/SC (11.11.2014) – O necessário direcionamento de ações para prevenir a saúde e melhorar a vida dos trabalhadores une sindicatos que defendem interesses opostos. Eventuais desavenças foram deixadas de lado para priorizar o ser humano. É neste contexto que será promovido em Chapecó o 2º Seminário de Segurança e Saúde Ocupacional no setor Eletro-Metalmecânico.
O evento, programado para os dias 19, 20 e 21 deste mês, terá palestras de cunho nacional abordando rico conteúdo voltado ao público alvo. A segunda edição também é uma iniciativa unificada entre o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e do Material Elétrico de Chapecó e Região – Stimmme e o Sindicato das Indústrias do setor – Simec.
O seminário está sendo repetido “por solicitação dos próprios trabalhadores”, disse o presidente do sindicato da categoria Pedro Campos Neto. O primeiro foi muito bem sucedido com elevada repercussão ”por isso está sendo repetido”, destaca. As inscrições antecipadas podem ser feitas na sede do Stimmme, por telefone (49) 3322.2896 ou por e-mail (stimmme@superip.com.br.). Haverá espaço para confirmar inscrição antes do início no dia 19, mas fazendo isso agora, pede do sindicalista, “será bem melhor para a organização”.
São aguardados no auditório do Lang Palace Hotel cerca de 300 profissionais da área, empresários, técnicos de segurança, responsáveis por departamentos de recursos humanos das empresas, cipeiros e contabilistas de Chapecó e municípios do Oeste. Lideranças de outras regiões do Estado também participam.
Renomados especialistas – Estão definidas oito qualificadas palestras, cinco delas sob responsabilidade de equipe do Ministério do Trabalho e Emprego, superintendência regional de Santa Catarina. Existe expectativa superior pela apresentação dos palestrantes paulistas e carioca, Sidnei Esteves Peinado, Cosmo Palásio de Morais Jr e Ariel Guimarães Fonseca. Os temas focarão, respectivamente, as Normas Regulamentadoras 12 e 35 e direito previdenciário. O seminário recebe conceituados especialistas para tratar de assuntos que causam “grande impacto e preocupação” da cadeia produtiva que integra o ramo eletro metal mecânico.
O que se quer é intensificar o trabalho de implementação de equipamentos e ambientes salubres nas empresas, modalidades que resguardam os trabalhadores proporcionando a eles “a devida segurança e as necessárias condições de saúde”, argumenta Pedro Campos. Acrescenta que a partir da reedição do seminário, a tendência é a fiscalização ficar “ainda mais rigorosa”.
A iniciativa dos sindicatos que representam capital e trabalho é uma demonstração de que existe boa vontade em tornar os ambientes de trabalho, locais minimamente adequados às exigências. No entanto, a prática é imprescindível por que “não podemos mais conviver com as aparências”, define o dirigente sindical. O Stimmme busca avanços no setor para coibir acidentes e adoecimentos (inúmeras vezes exageradamente precoce) e proporcionar aos trabalhadores mais qualidade de vida.
Pedro Campos Neto evidencia importância do seminário para trabalhador
Por José Carlos Linhares
Assessoria de Imprensa do Stimmme Chapecó – SC