Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Palco para a festa de 1º de Maio começa a ser montado hoje no Complexo do Alemão


Ronaldo Braga

Publicada em 26.4.2011

Rio – Começa a ser montado hoje, no Campo do Ordem, no Complexo do Alemão, na Vila Cruzeiro, o palco de 160m² da Festa de 1º de Maio dos Trabalhadores. Nele, artistas como a cantora gospel Léa Mendonça, Arlindo Cruz e o grupo Bom Gosto, vão animar os milhares de trabalhadores que irão comparecer ao evento.

– A festa será aberta pelos músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), que irão tocar o hino nacional e presentear o público com trechos de músicas clássicas e regionais – disse Francisco Dal Prá, presidente do Comitê Organizador.

É a primeira vez que as centrais sindicais Força Sindical, Nova Central Sindical de Trabalhadores (NCST), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), se unem para organizar a festa dos trabalhadores aqui no Rio. O evento começa às 10h com um ato ecumênico realizado por representantes das religiões católica, evangélica e afro-brasileira.

Além disso, vários prêmios serão sorteados ao longo do dia, e as primeiras 30 mil pessoas que chegarem ao local poderão concorrer. Para isso, basta que coloquem o cupom em uma das cinco urnas espalhadas pela área do Campo do Ordem.

Dal Prá lembra ainda que, independente de ser uma data festiva e de confraternização, ela serve também para reafirmar a necessidade de melhorar as condições de trabalho dos profissionais que atuam no estado do Rio de Janeiro, como por exemplo, o aperfeiçoamento da mão-de-obra, a redução da jornada de trabalho, o fim do fator previdenciário, reajuste para os aposentados e uma melhoria dos serviços públicos de saúde e educação.

Outra novidade é que todas as pessoas que irão trabalhar no dia evento, como recepcionistas e na montagem e desmontagem da infra-estrutura, são moradores da comunidade Complexo do Alemão, e foram contratados pela associação de moradores a pedido da organização do evento.