Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Palavra do Presidente

Fortes e conscientes

“A Campanha Salarial dos 750 mil metalúrgicos do Estado de São Paulo, com data-base em 1º de novembro, avançou com assembleias, entrega da pauta aos patrões na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e definição de um calendário de mobilizações da categoria em todas as bases.

Vale destacar que o movimento é unificado e reúne 52 Sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo/Força Sindical. Em São Paulo, por exemplo, faremos de 15 a 26 de setembro atos com metalúrgicos de todas as regiões da Capital. Neste mesmo período, teremos atos em outras cidades paulistas, intensificando em outubro esta importante estratégia de luta.

Temos consciência das dificuldades econômicas do País, mas nenhum discurso patronal de crise e pessimismo impedirá a conquista da reposição salarial com aumento real para os trabalhadores. Com maior poder aquisitivo, os trabalhadores compram mais e fomentam o comércio, a economia e a própria produção nas fábricas do nosso setor.

A indústria foi beneficiada com incentivos públicos concedidos pelo governo e, portanto, é crucial que haja contrapartida para os trabalhadores, com o aumento salarial, garantia de emprego, direitos e mais benefícios.

Além do aumento real, os metalúrgicos reivindicam valorização dos Pisos, estabilidade ao delegado sindical, redução da jornada de trabalho (sem redução salarial), fim das terceirizações e licença-maternidade de 180 dias, entre outros itens de amplo alcance social.

Nossos Sindicatos são fortes, sabem mobilizar a categoria, com eficiente comunicação e assembleias bem organizadas. Com esta bagagem histórica, pretendemos produzir nesta Campanha Salarial os mesmos resultados positivos das campanhas vitoriosas do primeiro semestre deste ano”.

Miguel Torres é presidente da Força Sindical, da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes