Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Palavra do Presidente

A luta por bons acordos

“As Campanhas Salariais dos trabalhadores representados pelos sindicatos filiados à Força Sindical com datas-base no 2º semestre já começam a render os primeiros frutos.

Apesar das dificuldades sempre apresentadas pelos patrões, Sindicatos importantes como Químicos, Sindifícios e Costureiras, entre outros, fecharam acordos com a reposição integral da inflação do período mais aumento real sobre os salários.

Os Sindicatos da Alimentação de São Paulo (setor de Carnes e Derivados) e de Brinquedos e Instrumentos Musicais, ambos com datas-base no 1º semestre, protelaram o fechamento de seus acordos por não concordarem com as propostas patronais, finalizando suas Campanhas apenas em setembro, ambos com a conquista de aumento real.

Outras categorias, como Metalúrgicos (53 Sindicatos negociando unitariamente no Estado de SP), Têxteis e Alimentação (quatro setores), seguem com suas Campanhas e garantem não abrir mão do aumento real de salários.

E esse protagonismo que vimos, a cada ano, fortalecendo no cenário nacional no que diz respeito à defesa das bandeiras da classe trabalhadora, é fruto da unidade e da atuação das entidades sindicais, Sindicatos, Federações, Confederações e demais Centrais, e o engajamento maciço do conjunto dos trabalhadores. Sem isto, as coisas seriam muito mais difíceis”.

Miguel Torres
Presidente da CNTM e da Força Sindical