“Ações diversas ocorrem em todo o mundo no mês de julho para chamar atenção para a prevenção ao câncer de mama. A doença é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% de novos casos a cada ano.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a mortalidade de câncer no Brasil é elevada, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados.
O movimento popular Outubro Rosa, que começou nos Estados Unidos, tem o objetivo de chamar a atenção para a prevenção do câncer de mama e incentivar as mulheres a fazerem a mamografia, exame que detecta a doença.
Uma vez que diversas instituições promovem ações no mês de outubro também é importante que a saúde da mulher como um todo seja lembrada.
As empresas nesse sentido podem promover a saúde entre suas funcionárias que passam boa parte do dia dentro do local de trabalho. A realização de pequenas e rápidas palestras, ações de comunicação para a prevenção, incentivar o autoexame e a mamografia são modos alertar as trabalhadoras para cuidarem sempre da saúde.
O SINDVAS no artigo 22° da Convenção Coletiva de Trabalho recomenda as empresas que “por ocasião dos exames periódicos de saúde, incluam exames e testes de prevenção de câncer ginecológico”. Assim, o Sindicato orienta as trabalhadoras para que não deixe passar esse direito e busquem a prevenção”.
Por Maria Rosângela Lopes, Presidente do SINDVAS (Sindicato dos Metalúrgicos do Vale do Sapucaí/MG) e FEMETAL/MG (Federação dos Metalúrgicos de Minas Gerais)