“Neste primeiro artigo do ano, quero renovar os votos de um feliz 2017 a todos os cidadãos. Venho também desejar sucesso aos novos prefeitos, vices, secretários e aos vereadores de Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel, municípios onde nosso Sindicato tem base.
Os novos gestores assumem num momento de grave crise econômica, com muita confusão política e institucional no País. Os desafios, portanto, são enormes e as demandas da população certamente serão contínuas e crescentes.
Nosso Sindicato possui longa história de diálogo com os Poderes. A entidade, por não ter tutela partidária, se relaciona com todas as correntes políticas, respeitando quem tem mandato popular. Assim fizemos e assim nos conduziremos ante os atuais governantes. Vamos dialogar e propor, sem abrir mão de cobrar ou criticar.
A primeira cobrança que fazemos é para que as Prefeituras atuem em conjunto, se articulem de forma planejada, levando em conta as peculiaridades, necessidades e as demandas de uma região onde vivem mais de 1,5 milhão de pessoas.
Poucas regiões do Estado, e do País, têm o nosso potencial. Aqui, há uma grande população, mão de obra, território, recursos naturais, estradas do porte da Dutra, Fernão Dias e Ayrton Senna, além do aeroporto internacional de Cumbica, que é um enorme polo de serviços e de geração de negócios.
Em agosto deste ano, o Sindicato promoveu um grande encontro da categoria, em Vargem, quando foi aprovada a “Carta aos Candidatos”, que foi amplamente divulgada em nossos meios e também pela mídia. A “Carta” será nosso roteiro junto aos governantes recém-empossados.
Indústria – Volto a insistir que devemos retomar a vocação industrial de Guarulhos e região. Precisamos reverter o esvaziamento, dar o necessário suporte às fábricas aqui instaladas e atrair novos empreendimentos, que gerem empregos, promovam desenvolvimento tecnológico e ajudem a elevar o padrão de vida da população.
Mas não basta. Precisamos investir maciçamente em educação e saúde, adotando também como prioridade o saneamento básico. É necessário, ainda, que os governos locais se articulem com o poder político estadual e nacional, por recursos e parcerias.
Exemplo – Atualmente presido a CSPLP – Comunidade Sindical dos Países de Língua Portuguesa. Nessa condição, manifesto pesar ante o falecimento de Mário Soares, grande líder português. Mário Soares foi um exemplo de lucidez e coerência. Portugal muito deve a esse líder combativo; a luta pela independência das antigas colônias também sempre contou com seu apoio; e os brasileiros, sobretudo os exilados da ditadura, sempre tiveram em Mário Soares um companheiro firme e solidário.
Exemplos assim nos enchem de esperança, num momento de tanta notícia ruim e de ataques a conquistas trabalhistas e sociais.
José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
e secretário nacional de Formação Sindical da Força Sindical
Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico
Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com.br