Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Novas mensagens de luto

Sindicato dos Metalúrgicos de Santa Rita do Sapucaí, Cachoeira de Minas e Conceição dos Ouros

“A morte do companheiro e amigo Eleno José Bezerra, no trágico acidente automobilístico, no último sábado dia 20, é uma perda irreparável à classe sindical do País. O movimento perdeu seu mais representativo personagem. Eleno sabia como conduzir uma equipe de trabalho e sabia como tratar todos que estavam em sua volta de uma mesma maneira, sem nenhuma distinção. Atitudes como esta que resultou em ações como a luta unificada pela redução da jornada de trabalho, a emenda 45 e tantas outras. Com Eleno o movimento sindical estava alcançando o seu ápice, justamente por que ele pensava e se preocupava com o coletivo. Particularmente, eu perdi um amigo e a pessoa que me ensinou e abriu as oportunidades. Eleno foi a pessoa que soube valorizar a representatividade de meu trabalho e pela qual eu tinha um grande apreço. A morte dele tem o mesmo sentimento da morte de um familiar. Para a família de Eleno quero deixar registrado meu eterno pesar e condolências. Para o movimento sindical, nós temos que dar seqüência ao trabalho que foi iniciado pelo companheiro Eleno” – A nota é assinada pela presidente do Sindmetsrs, Maria Rosângela Lopes.

Volkswagen do Brasil

“Nós da Volkswagen do Brasil lamentamos profundamente a fatalidade ocorrida com o amigo Eleno José Bezerra. Ele era um desses combatentes que por onde passa faz história e sua trajetória de luta e conquistas foi fundamental para o avanço das relações trabalhistas no Brasil. Sua ausência será sentida no cenário empresarial e sindical do País. Nosso profundo pesar à família e todos que tiveram a oportunidade de conviver ao lado deste eterno lutador” – Nilton Junior (Relações Trabalhistas, Remuneração e Benefícios Corporativos da Volkswagen do Brasil).

Conlutas

“Companheiros e companheiras. A Coordenação Nacional da Conlutas vem manifestar seus pêsames e oferecer sua solidariedade aos dirigentes da Força Sindical pela perda do companheiro Eleno Bezerra. Lamentamos o acontecido e nos colocamos a disposição nesta hora difícil, para ajudar em tudo que for possível. Pedimos, por outro lado, que nossos pêsames sejam transmitidos aos familiares do companheiro Eleno” – José Maria de Almeida (Coordenação Nacional da Conlutas).

SINPROAD

O presidente do Sindicato dos Professores e Auxiliares da Área Administrativa e Operacional das Instituições Privadas de Ensino Fundamental, Médio e Superior do Município de Aracaju, entidade filiada à Força Sindical, professor Fábio Figueirôa, lamentou imensamente a morte do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e vice-presidente da Força Sindical, Eleno José Bezerra.
A notícia chegou a Aracajú pelo site Força Sindical e tomou todos os sindicalistas do Sinproad e da Força Sindical Sergipe de surpresa. “Eleno Bezerra foi um grande companheiro e líder sindical. O país perde um dos maiores sindicalistas dessa era”, diz Roberto Arditti, presidente da Força Sindical Sergipe. Para o presidente do Sinproad, a direção da entidade está de luto. “Lamentamos o ocorrido e oferecemos nossos pêsames aos familiares e companheiros sindicalistas. Eleno Bezerra representava um líder que lutava pelos trabalhadores metalúrgicos brasileiros”, diz professor Fábio Figueirôa.

SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE SANTO ANDRÉ E MAUÁ

“É com imenso pesar que venho manifestar meus profundos Pêsames aos familiares, aos Diretores da Força Sindical, aos Diretores da CNTM , aos Diretores e a toda categoria Metalúrgica de São Paulo e região, representada pela grande liderança do sindicalista ELENO JOSÉ BEZERRA. Lamento profundamente a perda do companheiro e que Deus possa consolar a todos nesse momento de tristeza e dor” – CÍCERO MARTINHA FIRMINO DA SILVA (PRESIDENTE LICENCIADO DO SINDICATO DOS METALÚRGICOS DE SANTO ANDRÉ E MAUÁ) .

“Consternados com a notícia de falecimento do nosso amigo e grande liderança Sr. ELENO JOSÉ BEZERRA, em nome da Diretoria e da categoria metalúrgica de Santo André e Mauá, vimos manifestar nosso apoio e solidariedade aos seus amigos e familiares nesse momento de dor e sofrimento. Com certeza, uma perda muito grande para o movimento sindical e político em nosso país.Lamentamos Profundamente. Externamos aos familiares nossas condolências” – SIVALDO DA SILVA PEREIRA (PRESIDENTE EM EXERCÍCIO).

Força Sindical-RS lamenta a morte de Eleno José Bezerra

“A Força Sindical do Rio Grande do Sul lamenta a morte prematura do colega e amigo, Eleno José Bezerra, ocorrida na tardede sábado (20), em um acidente de carro, em São Paulo. A morte do sindicalista foi uma perda irreparável para todo o movimento sindical. Eleno era um grande líder que lutou incessantemente pelo direito dos trabalhadores.

Além de vice-presidente da Força Nacional, Eleno era presidente de um dos maiores sindicatos do Brasil – Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo – e ainda presidia a CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos). – Força Sindical-RS

Força Sindical Sergipe

“Que ninguém é insubstituível, todos nós sabemos, mas que essa é uma perca irreparável não temos dúvida alguma. A Historia do Eleno é um referencial de luta, de disciplina, determinação e superação. Um garoto que veio do nordeste brasileiro, como tantos que tentaram e só conseguiram engordar os índices dos excluídos, conseguiu fazer de sua passagem uma referencia de vida. Infelizmente a distância me tirou o privilégio de uma convivência maior, entretanto o pouco tempo foi suficiente para fazer de sua trajetória um exemplo a ser seguido. Infelizmente só homenageamos os ausentes, gostaria que nossa nova sede levasse o nome “MEMORIAL ELENO JOSÉ BEZERRA”, essa é uma homenagem mínima para a grandeza do legado desse grande brasileiro. Com extrema tristeza” – William Roberto C. Arditti (Força Sindical Sergipe)

Homenagem da CUT a Eleno José Bezerra

“A CUT Nacional lamenta profundamente a morte de Eleno José Bezerra, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e vice-presidente da Força Sindical, ocorrida em acidente automobilístico no último sábado. Eleno foi um dirigente maduro e capaz de somar esforços políticos em torno de temas de interesse geral da classe trabalhadora, a despeito de diferenças políticas e de concepção sindical entre CUT e Força Sindical. É evidente que o movimento sindical perde com sua ausência, pois se tratava de uma liderança que entendia a importância da unidade para o enfrentamento dos poderosos interesses que disputam o Orçamento da União, o controle do Estado e a exploração da mão-de-obra. Prestamos nossa solidariedade à família e aos companheiros de luta de Eleno” – Artur Henrique, presidente nacional da CUT.

“É com pesar que li sobre as circunstâncias da morte do sr. Eleno, com certeza é uma lacuna muito grande para vocês da Força Sindical” – Ednilsa Mendes

“É com profundo pesar que lamentamos o falecimento de um dos ícones dos movimentos sindicais, um homem que representou nada mais nada menos do que uma baliza para os jovens e senhores deste País. Um homem que foi o exemplo da labuta em busca da dignidade, do valor cívico e dos direitos sociais, sempre empunhando a bandeira da democracia, um homem cujo qual sabemos por seus atos que deixará a nação órfã da competência e da honra, esta mesma honra que vai ficar como um marco de exemplo aos jovens deste País” – Edson Martins