Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Notícias dos sindicatos filiados à Federação dos Metalúrgicos de SP

Sind Guarulhos – Mais trabalhadores
vão receber PLR


O Sindicato realizou assembleias em mais três empresas nesta sexta-feira (13), apresentando propostas de PLR (Participação nos Lucros e/ou Resultados). Em duas fábricas, as propostas foram aprovadas e com aumento significativo em relação ao ano anterior.

Na Eletro Liga (Cumbica), por exemplo, os cerca de 50 companheiros vão receber a PLR referente a 2010 em 2011. Assembleia foi conduzida pelo diretor Juscelino Marcelino Moreira (Hulk), com apoio dos assessores Mariano e Araxá. Hulk explica: “A PLR de 2010 é 21,57% maior que a de 2009. Já a de 2011, é 16,13% superior à do ano passado. No total, de 2009 a 2011, os trabalhadores da Eletro Liga terão Participação nos Lucros com aumento de 41,18%. Foi uma grande conquista”.

A PLR de 2010 será paga em junho e agosto. Já a de 2011 sai em janeiro e março do próximo ano.

Aços Rona – Empresa tem aproximadamente 30 funcionários e está situada no Pimentas. Foi negociada e aprovada a PLR de 2011, que pode chegar a R$ 744,00. O pagamento será em outubro. Assembleia conduzida pelo diretor Alex da Silva, com apoio do assessor Alexandre.

Reprovada – Na Elmactron (Jardim Albertina), os cerca de 50 companheiros reprovaram a proposta. Vice-presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) e o diretor Eronides Rafael Galdino (Lula) coordenaram a assembleia. O Sindicato protocolou documento dando prazo de 48 horas para a empresa apresentar nova proposta mais vantajosa para os trabalhadores.

Furcar (Porto da Igreja) – A PLR de 2011 nesta fábrica, com cerca de 10 trabalhadores, é 28,57% maior que a do ano passado. Pagamento será em maio. Assembleia foi realizada nesta sexta-feira à tarde e coordenada pelos diretores Pedro Pereira da Silva (Zóião) e Josete Machado Filho (Pepe).


Sind SP – Mobilização na Etelbrás garante direitos dos trabalhadores

No dia 6 de abril, os 120 trabalhadores da Etelbrás, na zona leste de São Paulo, entraram em greve pela manutenção de seus salários e benefícios, que estavam sendo atrasados pela empresa. O movimento foi conduzido ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que sugeriu uma reunião entre a empresa e o nosso Sindicato para resolução e esclarecimento dos problemas. Neste período, a empresa, porém, decidiu encerrar suas atividades.

O Sindicato, por sua vez, conquistou no TRT alvarás para que os trabalhadores possam sacar imediatamente o FGTS e dar entrada no seguro-desemprego. Os alvarás foram entregues na sede do Sindicato no último dia 11 de maio. “Foi uma ação histórica do Sindicato, que serviu para minimizar a situação dos trabalhadores que, após sacarem o FGTS, poderão abrir processos individuais”, afirma Adriano Lateri, coordenador do Sindicato. Os companheiros também manifestaram-se, dizendo que “o Sindicato atuou do começo ao fim e sempre foi muito prestativo para o trabalhadores nesta luta pelos direitos”.


Sind Piracicaba – Zé Luiz e Paulinho dizem que salário não aumenta a inflação

Em reunião na sede da Força Sindical, em São Paulo, o presidente da Força Sindical e deputado federal, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba, José Luiz Ribeiro, disseram que aumento de salário e, consequentemente, do poder aquisitivo do trabalhador, não gera inflação. Eles criticaram matérias veiculadas pela imprensa nacional, no final de semana, em que alguns economistas afirmaram que o aumento da inflação brasileira tem a ver com os ganhos dos trabalhadores.
                 
“Não podemos aceitar esse tipo de afirmação porque os trabalhadores ganharam bastante no governo Lula e a inflação ficou controlada. O que temos é um problema pontual, que preocupa sim, mas que o Governo Federal está trabalhando firmemente para saná-lo”, disse Paulinho.
                   
Zé Luiz, foi na mesma linha. “O que o aumento do salário do trabalhador traz é desenvolvimento e não inflação. É aumento da qualidade de vida, distribuição de renda e não inflação. Nós não vamos aceitar que o trabalhador carregue o peso de um aumento do índice de inflação, mesmo que isso seja temporário. Esse tipo de declaração é preconceituosa e extremamente infeliz”, disse.


Sind Mococa – Entidade participa de curso sobre Benefícios Assistenciais
em São João da Boa Vista

Visando a melhoria constante no atendimento aos associados e ao público em geral, o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Mococa e Região, através do seu Departamento de Assessoria Jurídica, Trabalhista e Previdenciária, participará de curso sobre previdência social.

O curso “Disseminadores das Informações Previdenciárias”, promovido pela gerência executiva do INSS será realizado em São João da Boa Vista nos dias 25 e 26 de maio no Centro Cultural UNIFEOB. O curso tem como objetivo a capacitação de pessoas para atuarem como disseminadores externos das informações pertinentes ao Regime Geral de Previdência Social.


Sind Botucatu – Sindicato promove Curso para formação de dirigentes

As ações pela formação de dirigentes sindicais vem ganhando força entre os metalúrgicos do Estado de São Paulo.

Entre os dias 14 e 15 de maio, 22 dirigentes de base do Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu participaram de Curso de Formação Sindical. O curso aconteceu no clube de campo da categoria.

Coordenado e ministrado por Marco Antonio Mota, sociólogo da Federação dos Metalúrgicos do Estado de SP, abordou temas como a “História do Movimento Sindical”, “Conjuntura” e “Desafios e perspectivas de ação dos Sindicatos”.

Segunto Mota, “a iniciativa do Sindicato de Botucatu é de fundamental importância para que a diretoria atenda às necessidades dos metalúrgicos da base, ressalta.


Sind Marília – Festa do 1º de maio em Marília reúne 40 mil


Cerca de 40 mil pessoas participaram no dia 30 de abril, em Marília, da Festa do Trabalhador realizada pela Força Sindical Regional Marília. O evento marcou o 1º de Maio e teve como tema “ Desenvolvimento com  Justiça Social”.  Para Irton Siqueira Torres coordenador da Força na região, o importante é que os prêmios saíram para trabalhadores de categorias diversas. Na avaliação de Maurilio Pereira Alvim, diretor financeiro da Regional “o publico superou, mais uma vez, as expectativas e mostrou que o trabalhador está se envolvendo com as ações promovidas pelas entidades que os representa. Em Marília foram sorteados três motos e um carro zero quilômetro. 



Sind São José do Rio Preto – Tradicional “Arraiá” será realizado
dia 18 de junho
Considerada uma das maiores festa juninas da região, com muitos shows, comidas típicas, queima de fogos e sorteios, o “Arraia” do Metalúrgico será realizado no dia 18 de junho, a partir das 19 horas, no Clube dos Metalúrgicos. Durante os festejos acontecem a apresentação de várias duplas e muitos sorteios de brindes.
O evento já faz parte do calendário do Sindicato dos Metalúrgicos de São José do Rio Preto, que mantêm a tradição de comemorar o dia de São João trazendo alegria e descontração a toda categoria. Leia mais