Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos de Ipatinga

Notícias do Sindicato dos Metalúrgicos de Ipatinga/MG


Soares (Secretário Sindipa), Roberto Maia (Usiminas), Edízio Simplício (AAPI), representantes do Centro Tikufukai e a presidente do Centro, Kofu Nomura, vice-presidente da Usiminas, Marcelo Chara, Luiz Carlos e Nivaldo Resende.

Pedra da Amizade completa 20 anos
O Sindipa realizou na manhã da última quarta-feira (08), a solenidade comemorativa dos 20 anos da Pedra da Amizade.
O presidente do Sindipa, Luiz Carlos Miranda, afirmou que a pedra é um símbolo internacional da paz e representa muito mais do que se imagina. Destacou também que “a pedra está em um local que simboliza a luta dos trabalhadores”.
Kofu Nomura, filha de Tikufu Ota, disse que é um prazer participar dos 20 anos do monumento. “É uma data especial quando almejamos um mundo de paz e amizade junto às crianças”, frisou a presidente do Centro Culturai Tikufukai no Japão.
Durante a solenidade, Kofu prestou homenagem ao Sindipa, ao 14º Batalhão, à Durval Pinheiro, empresário doador da pedra, e ao mestre de cerimônia, Nivaldo Rezende, que comanda as comemorações desde quando a Pedra foi fundada.

Nossa luta é pela valorização do metalúrgico!
Estamos nos aproximando de mais uma dura e difícil batalha. A campanha salarial 2012/2013 já tem data pra começar. No próximo dia 20, às 17h30, na sede do Sindipa será realizada a assembleia de abertura. Todos os trabalhadores devem participar, pois assim somamos força para conquistar um acordo a altura dos metalúrgicos de Ipatinga. Trabalhador, lembre-se de que a direção do Sindipa apenas faz a negociação, quem decide é você. Participe!

Horário de Turno
A Constituição Federal determina que o turno ininterrupto deve ser de 36h semanais! Para fugir desta determinação, as empresas burlam a lei, sacrificando o trabalhador e fixa o turno. É um absurdo esta exploração. No próximo dia 31 de Agosto, nosso acordo com as empresas se encerra e ai? O Sindipa defende a implantação da Semana Francesa, que representa um horário mais humano. Por outro lado, as empresas reclamam de crise e alegam que precisam fazer redução de pessoal, como tem acontecido. As empresas tem que parar com estas decisões anti-sociais para justificar a incompetência de gestores passados. É preciso debater esta questão. Precisamos nos unir para combater a ganância dos empresários. Vamos discutir a mudança de turno!

Sindipa recolhe 15 mil assinaturas
O Sindipa, juntamente com a Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e outras instituições mineiras, estão liderando um movimento que pretende apresentar à Câmara dos Deputados um projeto de lei, de iniciativa popular, que determina a aplicação mínima de 10% da receita corrente bruta da União no setor. A meta geral do movimento é arrecadar 1,5 milhão de assinaturas em todo o País (1% do eleitorado nacional), em pelo menos cinco Estados. E na última semana, o Sindipa entregou mais de 15 mil assinaturas recolhidas no Vale do Aço.  A ALMG já reuniu mais de 300 mil assinaturas em Minas. E a Campanha Assine + Saúde ainda está recolhendo assinaturas. Se você não deu sua contribuição, procure um posto credenciado ou imprima a folha no site da ALMG (www.almg.gov.br).