Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Notícias do Simecat (Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão/GO)

Sindicalistas realizam plenárias
visando o 6º Congresso da Força Sindical

O 6º Congresso da Força Sindical será realizado nos dias 29, 30 e 31 de julho de 2009, na Estância Balneária de Praia Grande/SP. Cerca de 3.500 dirigentes e ativistas sindicais de todo o País, dos sindicatos, federações e confederações filiadas estarão reunidos para discutir, entre outros temas, a agenda programática, a organização da central e as tarefas do movimento sindical para os próximos quatro anos.

Os diretores do SIMECAT (Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão/GO) também estarão presentes representando os trabalhadores de Catalão e região. Porém, várias plenárias já estão acontecendo em todo país para acertar os últimos detalhes do evento.

Foto: Arquivo Simecat/CNTM

Carlos Albino, presidente do Simecat e diretor da CNTM

“Como faço parte da diretoria da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) fui nomeado para representar a entidade nas plenárias do Centro Oeste”, anunciou Carlos Albino, presidente do SIMECAT.

“Já estive nas plenárias de Campo Grande/MS, Belo Horizonte/MG e Sete Lagoas/MG discutindo os temas do congresso. Agora aguardo os próximos encontros que serão realizados em breve”, frisou.

 

Sete Lagoas

Além de participar da plenária local, Carlos Albino compareceu na posse da nova diretoria do Sindicato dos Metalúrgicos de Sete Lagoas. O evento que empossou o presidente Ernane Geraldo Dias aconteceu no dia 21 de maio.

“A cidade possui uma montadora da Fiat e nossa relação com os sindicalistas de lá é ótima”, garantiu.


Doações arrecadas na V Festa do Trabalhador
ajudam entidades assistenciais de Catalão

A festa que aconteceu no dia 1º de maio de 2009, no Parque de Exposições, para homenagear os trabalhadores de Catalão e região arrecadou 4 toneladas de alimentos não perecíveis que foram distribuídos um mês depois.

Os diretores do SIMECAT visitaram várias associações que dependem de doações e fizeram a alegria de muita gente. Crianças, adultos e idosos foram beneficiados pela ação social que também se transformou numa troca de carinho, afeto e atenção.

A distribuição dos alimentos só foi possível graças a solidariedade dos companheiros que participaram da V Festa do Trabalhador Metalúrgico. O SIMECAT agradece a todos que fizeram parte do projeto e torce para que essa luta social jamais tenha fim.

 

Entidades beneficiadas:

Abrigo da Criança e Adolescente de Catalão: O Lar Maria de Nazaré atende 21 crianças e sobrevive de doações. Para ajudar, ligue (64) 3411 0117.

 

O Asilo São Vicente de Paulo atende 56 idosos. Para fazer doações ligue (64) 3441 3084.

 

A Fundação e Libertação Jovem, da Igreja de Cristo, reabilita dependentes químicos e alcoólatras. Os coordenadores do projeto Hélio Gonçalves da Silva e Raul Seixas de Freitas assistem 27 homens na chácara localizada na Vila Paineiras. Doações podem ser feitas por meio do telefone (64) 8403 9898.

A Fundação Espírita Antero da Costa Carvalho cuida de 40 pessoas e sobrevive com doações da comunidade. Mais informações pelo telefone (64) 3411 1995

 

A Casa de Dependentes Químicos Mefija cuida atualmente de 25 pessoas e depende de doações para mantê-las. Para ajudar, ligue (64) 9281 9115 ou 3491 5271

 

O Corpo de Bombeiros de Catalão está arrecadando doações que serão encaminhadas aos desabrigados de Maranhão devido as enchentes dos últimos dias

 


SIMECAT e SENAI oferecem
cursos gratuitos a desempregados

A tendência é ter mais de uma profissão para se manter no mercado de trabalho.

 

Visando atender os trabalhadores demitidos em 2008 e 2009, o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) concedeu três cursos gratuitos na área da construção civil, que está em alta em Catalão devido o boom imobiliário do momento. A decisão é resultado do pedido de Carlos Albino, um dos Conselheiros Regionais da instituição.

“A idéia é recolocar no mercado de trabalho aquele que já tem uma qualificação e se adaptou a outra função para se manter empregado”, explicou Rafael Pereira Rodrigues, agente de Relação com o Mercado do SENAI.


A construção civil se expande cada vez mais no Brasil e Catalão sofre com a falta de mão de obra especifica. “Se precisamos de um pedreiro, por exemplo, temos que ´encomendar´ fora porque aqui não encontra profissional disponível”, exclamou Rodrigues.


O secretário geral do SIMECAT, Thiago Cândido Ferreira, adiantou que as vagas não foram preenchidas por falta de interesse. “Fizemos uma reunião com as empresas de Catalão e descobrimos que na área de construção civil falta mão de obra qualificada, entretanto, os desempregados só se interessaram pelo curso de eletricista predial”, expôs.

 

Saiba Mais

 

Os cursos são de pedreiro, carpinteiro e eletricista predial e visam dar nova oportunidade no mercado de trabalho; As mulheres interessadas também podem participar

 

Os cursos são gratuitos e oferecem cerca de 15 vagas cada; O curso de eletricista predial já começou

 

A carga horária será de 160 horas; As aulas serão ministradas durante o dia no período de quatro horas

 

O aluno estará pronto para exercer a profissão em cerca de 40 dias

 

Os cursos são direcionados a maiores de 18 anos que estejam desempregados

 

Um pedreiro com carteira assinada ganha, em Catalão, cerca de R$ 1.500; A quantia está acima de muitos salários pagos nas empresas locais, o que compensa por a mão na massa

 

O SIMECAT e o SENAI pensam em criar novos cursos na área da construção civil: encanador ou instalador hidráulico, armador de ferragem, pintor predial e soldador

 

Mais informações no telefone (64) 3442 4296

 


Câmara discute projetos
de interesse dos metalúrgicos

A Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) divulgou à população os projetos especiais que estão em discussão na Câmara dos Deputados cujo interesse é melhorar a situação dos metalúrgicos no Brasil.

O presidente do SIMECAT e Secretário de Finanças da CNTM, Carlos Albino, irá acompanhar pessoalmente as sessões a pedido do presidente da confederação, Clementino Tomaz Vieira.

Atualmente existem dez proposições de interesse dos trabalhadores do setor privado em tramitação no Congresso Nacional, sendo sete na Câmara e três no Senado, entretanto, o avanço de cada uma depende do esforço conjunto dos trabalhadores no Parlamento.

Para melhor compreensão de cada uma dessas matérias, O FERRAMENTA divulgará o resumo do seu conteúdo, o estágio em que se encontram no Congresso e a recomendação aos trabalhadores quanto a aprovação ou rejeição.

O objetivo é contribuir com a atuação da CNTM no Congresso Nacional. “Eu já participei das reuniões sobre jornada de trabalho, fim da demissão imotivada e fator previdenciário. O acompanhamento das sessões na Câmara dos Deputados é um dos principais trabalhos que a CNTM realiza no Brasil”, revelou Albino.

Confira a seguir algumas proposições na Câmara dos Deputados:

Terceirização


Mensagem presidencial 389/03, que pede a retirada de tramitação do PL 4.302/98, de autoria do ex-presidente
Fernando Henrique Cardoso, que trata de terceirização da mão-de-obra.

Situação: o projeto, que se pretende seja retirado do Congresso, aguarda a votação, no plenário, das emendas do Senado.

Posição dos trabalhadores: favorável à leitura da mensagem para retirada do projeto.   

 

Por Luciana Ventura MTb: 36.784

Assessoria de Imprensa SIMECAT

Catalão/GO

Colaboração: Assessoria de Imprensa da Força Sindical e da CNTM