Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

NOTA OFICIAL SOBRE MUDANÇA NO CÁLCULO DA POUPANÇA

A direção da Força Sindical divulgou hoje a seguinte nota:

“Os trabalhadores estão preocupados com a notícia veiculada em alguns meios de comunicação que informam a disposição do governo de mudar o cálculo de rendimento da caderneta de poupança.

É necessário utilizar o bom senso e, antes de modificar os mecanismos de cálculo da poupança, abrir um amplo diálogo com os representantes da sociedade organizada. Ressaltamos que a caderneta de poupança é um dos poucos mecanismos utilizados pela população mais pobre para proteger suas reservas monetárias. O governo precisa garantir os direitos dos pequenos poupadores e incentivar a poupança de massas para financiar programas habitacionais, dentre outros.

De antemão nos posicionamos contrariamente a qualquer política que vise reduzir os rendimentos da caderneta de poupança. A preocupação do governo com a rolagem da dívida pública e com as perdas de arrecadação devido à isenção da tributação do Imposto de Renda da caderneta de poupança deve orientá-lo a reservar as aplicações na poupança aos pequenos investidores e não servir de argumento para cortes na sua remuneração”.

Paulo Pereira da Silva (Paulinho)
Presidente da Força Sindical