Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Nota oficial sobre a concessão dos aeroportos

Não aceitaremos demissões!

A Força Sindical entende como positiva a concessão à iniciativa privada da exploração dos aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília no modelo de parceria público-privado. Entendemos que a aviação civil é estratégica e que, diante da evolução rápida da nossa economia, o atual sistema atua com lentidão e de forma complexa, impedindo o setor de evoluir rapidamente.

Mas não aceitaremos demissões em hipótese alguma. Exigimos respeito com os direitos adquiridos dos trabalhadores desses locais, que estarão sob nova direção após as concessões. Por isto defendemos o diálogo tripartite, democrático e permanente, envolvendo trabalhadores, governo e setor privado, o que só trará benefícios para o bom andamento das demandas do processo. Vale ressaltar que os aeroportos de Guarulhos, Campinas e Brasília recebem, juntos, 30% dos passageiros e 57% das cargas do sistema aéreo.

É importante que as concessionárias tenham, também, foco prioritário na busca por resolução da explosão da demanda que este setor enfrenta no País. Não podemos mais nos calar diante das filas intermináveis e da ineficiência de parte da infraestrutura dos nossos aeroportos . Há uma sobrecarga devido ao crescimento vertiginoso. Em 2011, pela primeira vez, as viagens de avião ultrapassaram as realizadas por ônibus interestaduais.

O controle dos aeroportos deve ser fiscalizado por toda a sociedade, em vista de perspectivas de que as concessionárias façam melhorias visando plenas condições para os importantes eventos esportivos que serão realizados em nosso País, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Paulo Pereira da Silva (Paulinho)
presidente da Força Sindical
www.fsindical.org.br