
Mino Carta. Foto: Thiago Santana. Em 22/03/2012, no 2º Encontro de Comunicação Sindical da CNTM.
Recebemos com pesar a notícia de falecimento do jornalista Mino Carta, nesta terça, 02/09/2025, aos 91 anos. Aos familiares e amigos expressamos os nossos sinceros sentimentos.
Saudamos a trajetória de Mino Carta no jornalismo e nas publicações que dirigiu e fundou, entre elas a atual e importantíssima revista semanal CartaCapital, e destacamos a sua firme posição política em defesa da democracia, da igualdade social e da busca da “verdade factual dos fatos”.
Mino Carta foi generosamente um dos palestrantes do nosso 2º Encontro de Comunicação Sindical da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM), em março de 2012, e, entre outros encontros e participações, fui muito bem recebido por Mino Carta na redação da CartaCapital, em setembro de 2019, para uma produtiva conversa sobre o mundo do trabalho e nossas lutas de resistência contra os ataques aos direitos da classe trabalhadora e ao movimento sindical.
O Brasil e o jornalismo sério perdem um brilhante profissional, que sempre se pautou pela ética e pela diversidade de vozes e sempre será uma referência para os alunos de comunicação social e profissionais de imprensa.
Obrigado, Mino Carta!
Miguel Torres
Presidente da Força Sindical, CNTM e Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes


