Demanda por produtos e serviços despenca e afeta ´dekasseguis´
A crise financeira global está afetando os brasileiros que vivem e trabalham no Japão. Segundo o site da “BBCBrasil”, a redução na demanda por produtos e serviços pelos consumidores já está afetando boa parte dos 317 mil brasileiros que vivem no Japão, a maioria dekasseguis (pessoas que migram para trabalhar).
Sem emprego, muitos deles estão perdendo também os alojamentos, tornando-se sem-tetos.
Segundo o consultor de empresas Kotaro Tsuji, ouvido pelo site, “em alguns pontos comerciais, as vendas foram reduzidas em mais de 60%, levando os empresários ao desespero”. Tsuji é autor do livro “Negócio próprio no Japão”.
Com a perda do emprego, os trabalhadores também ficam sem o direito a alojamento. É o caso de O., de 32 anos, que há duas semanas, ao ser demitido, passou a perambular pelas ruas de Hamamatsu, na província de Shizuoka. A cidade reúne a maior concentração de trabalhadores brasileiros no Japão.
Para se alimentar, ele recorre ao Grupo Esperança, criado há 14 anos pelo padre Evaristo Higa e que distribui sopa, bolinhos de arroz, remédios e roupas aos sem-tetos na região.