Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

No Brasil, VW convoca para trabalho extra


Cleide Silva

A Volkswagen convocou parte dos 5,2 mil funcionários da fábrica de Taubaté (SP) para trabalho extra em três sábados de abril e nos feriados da Paixão e Tiradentes. Na fábrica de São Bernardo do Campo (SP) haverá expediente em dois sábados do próximo mês envolvendo 7 mil operários da produção. Em março, também houve produção aos sábados na empresa.

Segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, Isaac do Carmo, a proposta foi negociada por causa da grande demanda pelos modelos Gol e Voyage. “Essa demanda deixa clara a recuperação do setor automobilístico e temos certeza de que a economia brasileira tem fôlego para se recuperar em breve da crise”, diz.

As montadoras, que em janeiro e fevereiro demitiram 4 mil pessoas, aguardam comunicado oficial do governo sobre a prorrogação do corte do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos carros, previsto para os próximos dias. Para empresários e sindicalistas, a medida ajudou o setor a manter as vendas no trimestre. A expectativa é de resultados próximos aos do primeiro trimestre de 2008, quando foram vendidos quase 650 mil veículos.