Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

No Brasil, nível de emprego melhora

Folha Online

O mercado de trabalho brasileiro no primeiro semestre deste ano deve contabilizar a abertura de cerca de 316 mil vagas. Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram criados 136 mil postos em junho, no quinto mês seguido de recuperação, após um período de demissões devido à crise.

“No mês passado, tivemos (saldo de)136 mil empregos de carteira assinada. Nos Estados Unidos, foram quase 700 mil pessoas que ficaram desempregadas em junho.”

Para o presidente, “neste mês, vamos crescer outra vez, e quando chegar o mês que vem, para a desgraça de quem não quer que o Brasil dê certo, a nossa economia vai crescer acima de 4%, e a gente vai voltar a gerar a quantidade de riqueza que este país precisa”.

Os dados do Caged (Cadastro Geral de Emprego) devem ser divulgados hoje. Caso se confirmem os números de junho, a geração de empregos no semestre ficou abaixo do que esperava o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. No mês passado, ele estimou fechar o semestre com 350 mil a 400 mil novos empregos.