Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

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Nardini opta por cortar R$ 40 mi em aportes para manter empregos


AMERICANA – Na contramão de outras empresas, a Indústrias Nardini – uma das maiores fabricantes do mercadobrasileiro de máquinas e ferramentas, com sede em Americana, na Região Metropolitana de Campinas – decidiu não demitir e manter o quadro da empresa com cerca de 1.200 funcionários. Para tanto, a empresa tomou outras medidas para diminuir custos, como a redução do investimento previsto no parque industrial para este ano de R$ 60 milhões para R$ 20 milhões.

O presidente da Nardini, Renato Franchi, disse em entrevista exclusiva ao DCI que a crise global preocupa, mas a estratégia adotada de não demitir gerou em seus funcionários um empenho maior de produção reduzindo o prazo para a entrega dos pedidos de máquinas devido à grande demanda, reflexo do excelente ano que a empresa teve em 2008. “Nós estamos muito preocupados, porém só de não ter havido demissões tranquilizou o pessoal e o clima aqui está sadio. O pessoal de vendas está trabalhando com bastante dinamismo. Quando você demite é um problema. Você manda 100 embora e repercute psicologicamente nos outros 1.100”, diz.

A empresa é a quarta maior geradora de empregos de Americana e possui uma carteira com pedidos até março de 2009. No ápice da crise global em outubro de 2008, a equipe de vendas da Nardini estava com uma carteira de pedidos de máquinas fechado até fevereiro de 2009. Nos meses de novembro e dezembro a equipe conseguiu fechar o mês de março. Em todo o ano de 2008, foram produzidas duas mil máquinas, com pico em novembro de 220 e menor produção em fevereiro com 120. Em 2008, houve aumento de 20% no total de máquinas produzidas em relação a 2007. Desse total, 20% atenderam a demanda de escolas técnicas. A produção de máquinas para instituições de ensino foi cerca de 50% maior em 2008 comparado com o ano anterior. “As instituições do governo como Senai, Cefet, escolas de Brasília, entre outros, continuaram comprando. Os meses de janeiro, fevereiro e março sempre foram ruins para nós. A expectativa é que a partir de abril aumente o nível de produção, principalmente devido a realização de muitas feiras do setor que ocorrem em maio”, conta Franchi.

A Nardini teve faturamento de R$ 240 milhões em 2008 , um crescimento de 26% em relação ao ano de 2007. Em função da crise global a expectativa da empresa é de crescimento em 2009 na faixa entre 4% e 5%, numa produção entre 200 a 220 máquinas/mês podendo atingir faturamento de R$ 250 milhões.