Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Não vamos permitir demissões em Ipatinga

Alguns veículos de imprensa do estado de São Paulo, Minas Gerais e dos Estados Unidos noticiaram, nos últimos dias, que a Usiminas irá demitir 1.500 trabalhadores da planta de Ipatinga.

Isto não é verdade. A diretoria da Usiminas, em reunião na última quinta-feira, assegurou que as notícias não passam de boatos e que não há nenhum plano de desligamento na siderúrgica.

Afinal, a Usiminas não pode simplesmente demitir todos estes trabalhadores, existe um acordo judicial, assinado entre os representantes das empresas Usiminas/Usiminas Mecânica/Unigal/Usirol e terceirizadas e direção do Sindipa, estabelecendo que nenhuma demissão significativa poderá ser feita sem que antes haja uma negociação com o Sindipa.Um presidente agiu arbitrariamente e o que aconteceu? Ele caiu.

E mais ainda, a diretoria do Sindipa jamais aceitará demissão em massa de trabalhadores. Só porque a atual gestão da Usiminas não quer mais terceirizar os serviços de manutenção para a Usiminas Mecânica (UMSA), isto não significa que ela pode deixar pais de família desempregados sem uma justificativa plausível e minimamente decente.

Já chega o que aconteceu durante a gestão da diretoria 2008/2010, quando, de forma desumana e sem qualquer compromisso ou responsabilidade social e econômica, a Usiminas demitiu centenas de trabalhadores sob a precária alegação de redução de custos. Estas injustiças foram suspensas em função da Ação dura do Sindipa.

Em hipótese alguma a diretoria do Sindipa vai permitir que a Usiminas venha a promover a demissão de trabalhadores a torto e a direito, ainda mais de forma arbitrária e ao arrepio da lei. E se as empresas não respeitarem o acordo legal vigente, vamos levar ao conhecimento da Federação Internacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (FITIM) e à Organização Internacional do Trabalho (OIT), além de acionar a Justiça do Trabalho.

E num quadro extremo, vamos até mesmo partir para aquilo que é inimaginável para algumas pessoas na cidade e na empresa, que é promover a mobilização dos trabalhadores para a paralisação das atividades industriais na Usiminas. Quietos e parados é que nós não iremos ficar, e lona preta é o que não falta no mercado para nos abrigar nas portarias da usina.

Histórico

A nova diretoria da Usiminas, agora sob o comando de um argentino, tenta corrigir as trapalhadas e desvios de curso praticados pela direção da empresa nos últimos quatro anos. A gestão desastrosa e irresponsável que se seguiu à de Rinaldo Campos Soares resolveu transferir a manutenção de equipamentos na empresa para a UMSA, para fazer economia, o que gerou várias demissões neste processo de terceirização intramuros. Na gestão de Rinaldo, cada setor da Usiminas tinha a sua própria equipe de manutenção e tudo caminhava muito bem.

Agora, numa tentativa de apagar a lambança, a diretoria argentina quer voltar ao sistema antigo, aquele mesmo de Rinaldo Campos Soares. E acredita que pode fazer isto sacrificando novamente os trabalhadores.

Assim, o Sindipa vem a público alertar as autoridades, e vai usar de todas as medidas possíveis e legais para impedir que um outro desastre venha a acontecer na siderúrgica, trazendo reflexos econômicos e sociais trágicos e negativos para os mais diferentes setores da sociedade do Vale do Aço.

E aos trabalhadores metalúrgicos que se sentirem prejudicados por mais um erro da direção da empresa, a diretoria do Sindipa pede que procurem imediatamente a sede da entidade e denunciem o fato. Iremos atuar firmemente, com objetivo de proteger o emprego.

DIREITO TEM QUEM DIREITO ANDA…

Sindipa entrega prêmios

Na próxima sexta-feira (25), às 17h30, o Sindipa fará a entrega dos prêmios sorteados durante a Festa do Trabalhador. Serão entregues os prêmios distribuídos no Bingo do Trabalhador e os sorteados nos intervalos dos shows, entre as pessoas que preencheram os cupons.

O Sindipa mais uma vez fez uma grande festa para o trabalhador e distribuiu vários prêmios. Foram eletrodomésticos, bicicleta, notebooks, TV LCD 42’, duas motos e um carro 0 km.

Alimentos

Na sexta também será realizada a entrega das cestas de alimentos para as entidades que ainda não receberam. A Festa do Trabalhador deste ano arrecadou mais de 6 toneladas de alimentos. O Sindipa mostrou que é possível fazer uma grande festa com shows, manifestações, distribuição de prêmios e solidariedade.

Arquivo CNTM

Luiz Carlos, presidente do Sindipa