Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

28 DE JANEIRO - DIA NACIONAL DE LUTA

Movimento sindical realiza nesta quarta-feira, 28 de Janeiro, o Dia Nacional de Luta


Será realizado nesta quarta-feira, 28 de janeiro, o Dia Nacional de Luta em defesa dos Direiros e dos Empregos da Classe Trabalhadora.

O objetivo da manifestação é protestar contra as medidas provisórias do governo federal que mudam as regras do pagamento do seguro-desemprego, pensões, auxílio-doença, seguro-defeso (para pescadores artesanais) e abono do PIS, limitam o acesso dos trabalhadores e trabalhadoras aos benefícios e também reduzem os seus valores.

Os manifestantes pretendem também criticar o aumento dos impostos e dos juros, que impedem a retomada do desenvolvimento econômico do País, exigir mais diálogo do governo com o movimento sindical e negociação da Pauta Trabalhista, que prevê o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho e a correção justa da tabela do imposto de renda, entre outros itens.

“Não aceitamos medidas que prejudicam os trabalhadores nem a perda de direitos trabalhistas e sociais que foram conquistados com muitas lutas pela classe trabalhadora com o movimento sindical. E os metalúrgicos terão uma expressiva participação neste ato histórico”, diz Miguel Torres, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e da Força Sindical.

Em São Paulo, os trabalhadores vão se concentrar no vão livre do Masp (Museu de Arte de São Paulo), a partir das 9 horas, e seguirão em passeata pela Avenida Paulista. Haverá paradas em frente aos prédios da Petrobras e do Ministério da Fazenda, onde tentarão entregar um documento com críticas às medidas baixadas pelo governo. “Vamos fazer atos, protestos e mobilizar os trabalhadores até que o governo revogue as medidas”, afirma João Carlos Gonçalves, Juruna, secretário-geral da Força Sindical.

Também estão previstas manifestações conjuntas em Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Belém (PA), Salvador (BA), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ).

Por Assessorias de Imprensa da CNTM e Força Sindical

‪#‎28Jan 

‪#‎DiaNacionaldeLutas 

‪#‎NemQueaVacaTussa