Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Brasil Metalúrgico

Movimento Brasil Metalúrgico reafirma lutas pelos direitos e contra a reforma da Previdência

Reunidos na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, na sexta, 8 de dezembro de 2017, dirigentes metalúrgicos das entidades que criaram neste ano o Brasil Metalúrgico ressaltaram a importância do movimento nas ações de resistência contra os ataques aos direitos sociais, trabalhistas e previdenciários da classe trabalhadora.

Também aprovaram ter uma expressiva participação no calendário de lutas aprovado pelas centrais sindicais contra a reforma governista da Previdência Social, por intermédio de protestos unificados, assembleias nas portas de fábrica, diálogo com os parlamentares, comunicação intensa com a sociedade e muita pressão contra o fim das aposentadorias públicas.

“Se colocar para votar, o Brasil vai parar!”   

“Travamos muitas batalhas, o ano não terminou e estamos com a faca da reforma governista da Previdência no pescoço. Temos que continuar firmes no enfrentamento, inclusive contra a aplicação a reforma trabalhista que vai pegar e prejudicar muito os trabalhadores”, afirmou Miguel Torres, presidente da CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos) e do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e vice-presidente da Força Sindical.

Os dirigentes metalúrgicos ficarão de prontidão em dezembro/janeiro para reagir contra qualquer ação “traiçoeira” do governo, prometem realizar manifestações públicas de protesto e definiram continuar a luta do Brasil Metalúrgico com a seguinte pauta de ações:

• Fortalecer a unidade do movimento
• Lutar pelo Contrato Coletivo Nacional de Trabalho
• Pressionar os deputados federais contra a votação da reforma da Previdência
• Mobilização a categoria metalúrgica em todo o Brasil
• Participar da jornada de luta das centrais sindicais e impedir a votação da reforma da Previdência
• Intensificar a comunicação e a convocação nas redes sociais contra a reforma

O movimento Brasil Metalúrgico reúne dirigentes de sindicatos, federações e confederações de metalúrgicos de todo o País ligados a todas as centrais sindicais.

Clique no seguinte link/síntese da reunião do Brasil Metalúrgico:
RELATO DA REUNIÃO DO BRASIL METALÚRGICO

 

ORIENTAÇÕES PARA A CONTINUIDADE DA LUTA

Realizamos a reunião do movimento Brasil Metalúrgico, com a participação de representação de todos os setores, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, na tarde de sexta feira, dia 8 de dezembro. Abaixo segue um breve relato da reunião e orientações para continuidade da luta.

1 – A reunião decidiu dar continuidade à luta em nossa categoria contra a reforma da Previdência, a partir das diretrizes definidas na reunião das centrais sindicais (realizada também sexta, 8 de dezembro, pela manhã).

Se colocar para votar, o BRASIL VAI PARAR!

– Este é o lema que foi definido na reunião. Isto implica que devemos preparar todas as categorias para a greve, caso o governo efetivamente tente votar a reforma ainda este ano. Para isso, é importante realizar, em todas as categorias: assembleias e reuniões nos locais de trabalho. Precisamos ficar em “estado de luta” permanente.

– Nesta semana, que começa dia 11 de dezembro, desenvolver ações da categoria metalúrgica (ou em unidade com outras categorias) para aumentar a pressão sobre o governo e os deputados. Cada categoria deve promover as ações que julgarem mais adequadas à sua realidade (paralisações, passeatas, fechamento de rodovias etc.), mas é fundamental que todos e todas façam movimento.

– Também nesta semana é muito importante organizar atividades sobre os deputados de sua região. Manifestações em frente aos seus escritórios e moradias e pedir reuniões para cobrar o voto contra a reforma, etc.

– As centrais realizarão nova reunião no dia 14/12, quando deverá ser atualizada esta orientação.

– Vamos preparar um material do Brasil Metalúrgico contra a reforma da Previdência e contra a reforma trabalhista, que seja difundido por meio eletrônico (grupos de whatsapp e redes sociais). A publicação será disponibilizada no grupo assim que estiver pronto.

2 – A reunião também tratou da continuidade dos trabalhos do grupo Brasil Metalúrgico. Foi unânime a avaliação positiva de tudo que foi feito até agora e ficou definido que daremos continuidade aos trabalhos do grupo em 2018.

Este trabalho deve se pautar em objetivos concretos:

– continuar a luta contra a reforma trabalhista, contra sua implementação e pela sua revogação – aqui entra uma discussão que precisamos retomar, que é a luta pelo Contrato Coletivo Nacional da categoria;

– continuar a luta contra a reforma da Previdência;

– retomar a discussão acerca da situação da indústria em nosso País, de modo a podermos preparar propostas dos trabalhadores em relação a este tema.

Seja para a continuidade dos trabalhos do movimento Brasil Metalúrgico, seja para fortalecer as atividades da luta contra a reforma da Previdência, vamos orientar e estimular que sejam feitas reuniões do nosso grupo nos estados e regiões. A unidade que construímos nacionalmente será muito mais efetiva se for reproduzida na base.

A próxima reunião do grupo Brasil Metalúrgico fica marcada para 20 de fevereiro, 10h, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.

Para esta reunião providenciaremos as condições para que todas as entidades possam participar da mesma através de um sistema de videoconferência. Disponibilizaremos, com antecedência, o link para que todos possam participar.