Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Montadoras têm melhor novembro


Em relação a outubro, porém, vendas caíram 14,5%, com menor reflexo do IPI

Neste ano, a indústria automotiva já vendeu mais de 2,8 milhões de veículos, o que supera o resultado de todo o ano passado

TATIANA RESENDE

FOLHA ONLINE

As vendas de veículos novos registraram em novembro queda de 14,5% em relação ao mês anterior, com o emplacamento de 251,7 mil unidades, de acordo com dados da Fenabrave (que reúne os concessionários) Ainda assim, foi o melhor novembro da série histórica.

Na comparação com igual mês do ano passado, houve acréscimo de 41,5% nos licenciamentos -naquele momento, o mercado automotivo sofria os efeitos da crise global com o aperto no crédito.

De acordo com o consultor André Beer, o resultado das concessionárias ficou dentro do previsto. “A queda era esperada porque houve muita antecipação de compras nos meses passados devido ao IPI reduzido. De qualquer maneira, esse é um bom patamar para a indústria”, afirmou.

O recorde mensal do setor automotivo foi batido em setembro (308,7 mil unidades) devido à corrida dos consumidores às concessionárias para aproveitar o último mês antes da elevação gradual do imposto, que voltaria ao patamar original em janeiro. No final de novembro, no entanto, o governo federal anunciou a manutenção das alíquotas mais baixas do imposto, apenas para carros flex, até março de 2010.

No acumulado dos 11 primeiros meses do ano, com a venda de 2,848 milhões de veículos, a expansão foi de 8,4%. O número engloba automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões e já é maior do que o registrado em 2008 inteiro.

O ranking de montadoras tem a Volks na liderança, com 25,46% dos veículos licenciados entre janeiro e novembro no país, quase empatada com a Fiat (25,05%). Em seguida aparece a GM, com 20,29% dos emplacamentos.

Com PAULO DE ARAUJO , colaboração para a Folha