A IndustriAll reuniu-se no Mississippi (EUA) com trabalhadores da Nissan e líderes do UAW, com presença dos dirigentes sindicais brasileiros Mônica Veloso (vice-presidente da CNTM/Força Sindical), Paulo Pissinini (Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba/Força Sindical) e João Cayres (CNM/CUT).
“Tive a emocionante oportunidade de conhecer, através da UAW, a campanha pelo direito de organização dos trabalhadores e trabalhadoras da Nissan, no estado de Mississipi, cidade de Canton nos EUA. A força e o engajamento pelos direitos sindicais nesta cidade têm apoio e voz também com a comunidade, igrejas (em maioria absoluta evangélicas), pastores, reverendos e seus membros, deputados democratas, líderes pelos direitos civis, celebridades artísticas e estudantes”, diz Mônica Veloso.
Segundo ela, a luta ganha reforço da solidariedade internacional com a IndustriAll Global Union e suas entidades filiadas como, por exemplo, as Confederações de Metalúrgicos no Brasil (CNTM/Força Sindical e CNM/CUT).
“Assim esta luta vai rompendo fronteiras para dizer à multinacional Nissan que direitos sindicais são direitos civis. Nossa luta como classe trabalhadora é a mesma, nossos desafios nos confrontam e também motivam. Na unidade somos mais fortes para avançar e vencer”, diz Mônica.
Acesse www.facebook.com/monica.lourencoveloso e twitter.com/DoBetterNissan
Por Rafael Messias Guerra (UAW – United Auto Workers), Val Gomes (Redação CNTM) e Mônica Veloso