Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Momento de reflexão e de ampliação das conquistas

Eduardo Metroviche
Por Mônica Veloso

“O momento de crise econômica é uma oportunidade para fortalecermos nossas lutas históricas, nossas bandeiras, nos unirmos. É um momento para fortalecermos a luta por igualdade nas mais diferentes esferas sociais, entre homens e mulheres.

Esse é um principio fundamental do trabalho decente, que deve ser uma política de Estado, uma política social a ser incorporada pelo movimento sindical também, dentro ou fora das fábricas, nas intervenções nos diferentes espaços de interlocução em que atuamos.

Isso significa olhar para as primeiras e principais vítimas do modelo neoliberal e de crises como a que atravessamos: jovens, mulheres, negros, mulheres negras, as faces do trabalho precário gerado por esse mesmo modelo. É um momento para repensarmos nossas estratégias e políticas para não só fazer frente a essa situação, mas também ir além, lutando para conquistar mais igualdade no mercado de trabalho e na sociedade, pelo trabalho decente e contra esse modelo econômico que só precariza as relações de trabalho e sociais.

As mulheres têm um papel fundamental, na organização da luta por igualdade e na construção das novas estratégias que vão nortear a ação do movimento sindical. A crise é também um momento para avançarmos”.