Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Metalúrgicos da Grande Curitiba/PR

Mobilizados, Boscheanos protestam contra assédio moral e práticas antissindicais

Na quarta-feira, 11 de março, no período da tarde, os metalúrgicos da Bosch protestaram contra o assédio moral, práticas antissindicais e pela reintegração do delegado sindical, Cristiano Pereira, demitido arbitrariamente pela empresa.

Os trabalhadores do 1º e 2º turno cruzaram os braços durante quase uma hora durante assembleia liderada pelo SMC (Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Curitiba) na porta de fábrica.

“As atitudes da Bosch não mudaram em nada. Nós fizemos um acordo de três anos, esperando que houvesse o bom senso, mas infelizmente aconteceu o contrário. Se é esse o caminho que a Bosch quer, nós vamos partir para a mobilização e passar esta situação para toda mídia”, alertou o presidente do SMC, Sérgio Butka.

Para intensificar a mobilização, dirigentes sindicais vão estar acampados por 30 dias na frente da fábrica.

A unidade paranaense da Robert Bosch do Brasil produz bombas injetoras para sistemas a diesel e emprega cerca de 2,6 mil trabalhadores na linha de produção e 600 no administrativo.

Trabalhadores organizam Blog de denúncias

Para mostrar ao mundo as situações de  assédio que sofrem no dia a dia da fábrica, os metalúrgicos da Bosch criaram um blog de denuncias onde cada trabalhador vítima de assédio moral ou perseguição vai poder deixar anonimamente seu relato.

O endereço do blog é www.assediomoralnabosch.com.br.

O objetivo do blog é coletar depoimentos e enviá-los para toda a grande imprensa, no Brasil e na Europa, para a sede da Bosch na Alemanha e para a Justiça e o Ministério Público do Trabalho, visando exigir providências e soluções para os casos.

Por Assessoria de Imprensa
Gláucio Dias (glaucio@agenciaconfraria.com.br)
André Nojima (andre@confrariadanoticia.com.br)