Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, admite a extinção do redutor até o final do ano

fim do fator previdenciário
10/03/2011 22h11
Por Juca Guimarães

Após reunião com o senador Paulo Paim (PT-RS), o ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, admite a extinção do redutor até o final do ano

O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, recebeu o senador Paulo Paim (PT-RS) para avaliar a extinção do fator previdenciário.

No final da reunião, o ministro admitiu que o governo tem interesse em conduzir uma negociação para acabar, ainda este ano, com o fator previdenciário, que reduz em até 40% o valor da aposentadoria, de acordo com a idade, o tempo de contribuição e a expectativa de vida.

“Foi uma conversa muito amistosa. O governo está disposto a extinguir o fator em troca de ajuste razoável nas regras de concessão”, disse o senador.

Hoje, a presidente Dilma Rousseff se reúne pela manhã com sindicalistas para referendar o início das negociações. O governo não abre mão da implantação da idade mínima (65 anos para o homem e 60 anos para a mulher).

Na próxima semana, o ministro e o senador participam de um seminário em Brasília, onde serão discutidas alternativas para fim do fator.

A proposta mais forte, conforme o DIÁRIO adiantou, é a implantação de uma tabela progressiva (veja ao lado).

“Será um consenso entre as necessidades do governo, dos aposentados e dos trabalhadores”, disse o senador.

O fator previdenciário foi implantado em 1999 com o objetivo de inibir as aposentadorias precoces. Atualmente, a média de idade dos trabalhadores que se aposentam é de um pouco menos de 54 anos.