Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Mínimo pode ficar sem aumento real em 2011

Livia Wachowiak Junqueira

do Agora

Quem ganha um salário mínimo ou o piso do INSS como aposentadoria pode ficar sem aumento real (descontada a inflação) no ano que vem se não houver um novo acordo entre o governo e as centrais sindicais. Isso porque o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 2009 fechou 0,2% negativo –o pior resultado em 17 anos. Esse índice é utilizado para calcular o reajuste do salário mínimo.

O cálculo para quem ganha um salário mínimo é a reposição da inflação do ano anterior, mais o total do crescimento do PIB de dois anos anteriores. Como o país teve recuo de crescimento no ano passado, por conta da crise econômica, é possível que os salários em 2011 fiquem sem um ganho real, recebendo apenas a inflação deste ano.

No entanto, o líder do PT na Câmara dos Deputados, o deputado Fernando Ferro (PT-PE), afirmou que deverá haver uma discussão no Congresso para que uma nova forma de cálculo seja feita para o ano que vem. “Vamos ter que reconhecer essa realidade e conversar com as centrais sindicais e outros interessados.” No entanto, a discussão deverá ficar para junho.