Miguel Torres, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos/CNTM e da Força Sindical, encontrou-se na quinta-feira, 16 de abril, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, com dirigentes da USW (Confederação Sindical United Steelworkers), entidade representativa dos metalúrgicos dos Estados Unidos e do Canadá.
Estiveram presentes: Ben Davis (diretor de assuntos internacionais da USW), Kevon Stuart (representante do Canadá), Carolyn Kazdin (representante dos Estados Unidos), Emil Ramirez (diretor da Executiva da USW nos EUA e Canadá) e Carlos Albino (presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão/GO e diretor da CNTM).
Dea Segura
Ben Davis, Kevon Stuart, Carolyn Kazdin, Miguel Torres, Emil Ramirez e Carlos Albino
O objetivo do encontro foi o de estreitar as relações entre USW e CNTM e ressaltar a importância da reunião mundial da Rede Sindical de Trabalhadores da Gerdau, a ser realizada em Chimbote, Peru, entre os dias 19 e 22 de maio, pela IndustriAll.
“É fundamental a participação da CNTM neste encontro, especialmente porque a Gerdau é uma empresa brasileira”, disse Emil Ramirez.
Miguel Torres falou sobre o atual cenário de baixo crescimento econômico do Brasil, as lutas atuais do movimento sindical em defesa dos direitos trabalhistas e o grande desafio de acabar com as desigualdades sociais no País.
A CNTM também foi convidada para a reunião mundial da IndustriAll do setor de aço, em Pittsburgh, no segundo semestre deste ano. A sede da USW fica nesta cidade norte-americana. “Como anfitrião seria um prazer receber Miguel Torres e os demais dirigentes metalúrgicos brasileiros em nossa sede”, disse Ramirez.