Fotos Paulo Segura
Miguel Torres à frente da mobilização dos metalúrgicos da zona sul de São Paulo, na luta por aumento real e em apoio aos companheiros do ABC e do interior
Milhares de trabalhadores metalúrgicos de 16 fábricas da zona sul da capital paulista participaram nesta sexta-feira, 14 de setembro, de mais uma assembleia de mobilização da Campanha Salarial Unificada 2012 realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo.
O presidente do Sindicato e da CNTM/Força Sindical, Miguel Torres, enfatizou a importância da participação de todos nas ações da campanha, para fortalecer a luta por aumento real, valorização dos pisos salariais e outros benefícios sociais importantes.
Miguel Torres disse que os patrões estão endurecendo com os metalúrgicos do ABC e do Interior, ligados à CUT, incluindo os da GM de São Caetano do Sul, ligados à Força Sindical, negando aumento real e outros benefícios, forçando os sindicatos a promoverem paralisações e greve.
Em votação, os metalúrgicos da zona sul reafirmaram apoio a estes companheiros. “Estamos juntos nesta luta e vamos parar em solidariedade a eles, se for preciso, contra a intransigência patronal. Os patrões que negociam com o ABC são os mesmos que vão negociar conosco e temos, portanto, que estar preparados”, disse Miguel Torres.
Na próxima terça-feira, dia 18, os dirigentes dos 54 sindicatos vão se reunir na sede da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (rua Pará, 66, Higienópolis, São Paulo) para discutir a situação dos companheiros do ABC e tirar uma posição.
A data-base dos metalúrgicos ligados à Força Sindical é 1° de novembro e a Campanha Salarial é unificada. A Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo negocia em nome de 54 sindicatos da categoria, que envolve cerca de 800 mil trabalhadores.
A assembleia desta sexta-feira contou com apoio do secretário-geral do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, Arakém, dos diretores Carlão, Edson e José Silva e dos coordenadores Jamanta e Nivaldo.
Na sexta-feira, dia 21 de setembro, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo realizará assembleia de aprovação da pauta de reivindicações, às 18h, no Palácio do Trabalhador, rua Galvão Bueno, 782, Liberdade.
Semana de mobilização em São Paulo
2ª feira (10) – zona leste, assembleia com cerca de 350 trabalhadores de três empresas
3ª feira (11) – zona oeste, assembleia na Voith, empresa com dois mil trabalhadores
4ª feira (12) – zona oeste, assembleia com 600 trabalhadores de oito fábricas
5ª feira (13) – zona sul, assembleia na Valeo e na Esteves (zona leste)
6ª feira (14) – zona sul assembleia com trabalhadores de 16 empresas
Próximas ações
2ª feira (17) – Assembleia na Valtra, às 9h, rua Capitão Francisco de Almeida, 695, bairro Brás Cubas, em Mogi das Cruzes.
3ª feira (18) – Reunião de dirigentes na Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (rua Pará, 66, Higienópolis, São Paulo).
6ª feira (21) – Assembleia de aprovação da pauta de reivindicações, às 18h, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, rua Galvão Bueno, 782, Liberdade.
Acesse www.metalurgicos.org.br