Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Metalúrgicos têm assembleia e podem entrar em greve


Escrito por Michele Loureiro    

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi realiza assembleia geral da categoria amanhã para votar proposta de greve a partir de terça-feira (20).

Segundo o sindicato, o encaminhamento da greve deve-se à falta de contraproposta salarial por parte dos grupos patronais. “Eles não apresentaram proposta até agora, mas sinalizaram que querem tirar cláusulas sociais da convenção coletiva, como a garantia de emprego para os acidentados no trabalho e portadores de doenças profissionais, além da estabilidade para quem está perto da aposentadoria. Também querem reduzir o percentual sobre as horas extras e não falam em redução de jornada”, explica Miguel Torres, presidente do sindicato.

O prazo para o lado patronal apresentar proposta termina hoje.

REIVINDICAÇÃO – A categoria reivindica 10% de aumento salarial (4,5% de reposição da inflação mais aumento real), piso único para a categoria, redução de jornada de 44 para 40 horas semanais, sem redução nos salários, além de estabilidade para os acidentados no trabalho e portadores de doenças profissionais, entre outros.

A campanha salarial é unificada. Reúne 53 sindicatos metalúrgicos do Estado – inclusive os metalúrgicos de Santo André e Mauá -, filiados à Força Sindical, que representam cerca de 800 mil trabalhadores, com data-base em 1º de novembro.