Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Notícias

Metalúrgicos realizarão ato em Pirituba, amanhã (6ª feira), 8h

Nesta sexta-feira, 9 de outubro, a principal mobilização será com os trabalhadores da zona oeste/norte de São Paulo, na Estrada Turística do Jaraguá, 396, Pirituba, em frente às empresas Combustol e Metalpó


O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes vai realizar nesta sexta-feira, dia 9 de outubro, mais um grande ato de mobilização da Campanha Salarial 2009.

A manifestação será às 8:00 horas, na Estrada Turística do Jaraguá, nº  396, Pirituba, em frente à Combustol e Metalpó e vai reunir cerca de 5 mil trabalhadores de várias fábricas das regiões oeste e norte de São Paulo e dirigentes de diversas entidades sindicais filiadas à Força Sindical.

A mobilização também é preparatória para greve a partir do próximo dia 19.

“As negociações estão indefinidas e não temos garantia de renovação das cláusulas da convenção coletiva. Se até dia 15 não tivermos uma posição melhor, vamos realizar assembleia geral no dia 16 (sexta-feira), no Palácio do Trabalhador, e colocar em votação proposta de greve”, afirma Miguel Torres, presidente do Sindicato e vice-presidente da Força Sindical.

Reivindicações

A categoria reivindica 10% de aumento salarial (reposição da inflação + aumento real), piso salarial único, jornada de 40h semanais e estabilidade para os acidentados no trabalho e portadores de doenças profissionais, entre outros itens.

O primeiro ato foi realizado no dia 25 de setembro, na zona sul, com cerca de dez mil trabalhadores. Depois tivemos atos em Santo André, dia 28/9; em Mogi das Cruzes, dia 29/9; em Guarulhos, dia 30/9; na zona leste, no dia 6 de outubro, com cerca de sete mil trabalhadores; e nesta quinta-feira, 8/10, em Jundiaí.

A Campanha Salarial 2009 é unificada com outros 52 sindicatos de metalúrgicos do Estado, filiados à Força Sindical, e envolve cerca de 800 mil trabalhadores, com data-base em 1º de novembro.