Dirigentes da Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo entregaram nesta sexta-feira (27), às 10 horas, a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2010 aos representantes da Abimaq. O ato aconteceu na sede do grupo patronal.
Representaram os trabalhadores os dirigentes sindicais Claudio Magrão, presidente da Federação, Francisco Sales, Chico, vice da Federação, e Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e presidente em exercício da Força Sindical.
A Campanha Salarial deste ano congrega trabalhadores ligados à central Força Sindical e da UGT – União Geral dos Trabalhadores com bandeiras de luta unificadas.
São elas: reajuste salarial com aumento real; valorização do teto de aplicação do reajuste real; salário normativo; redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem redução salarial; informação ao empregado recém contratado e integração sindical; combate à demissão imotivada; programas de formação e qualificação profissional e sindical; licença-maternidade de 180 dias; contribuição dos trabalhadores; e obrigatoriedade nas negociações de PLR – Participação de Lucros e/ou Resultados.
Para Claudio Magrão, presidente da Federão dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, “o Brasil não só absorveu os impactos da crise, mas ampliou os níveis de produção e lucratividade que já eram altos. Agora é o momento de um bom acordo para nossa categoria”, destaca.
A Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo representa cerca de 800 mil trabalhadores com data-base em 1º de novembro.
Por Ricardo Flaitt
Assessor de Imprensa
www.federacaodosmetalurgicos.org.br