Os três maiores Sindicatos de Metalúrgicos do Estado de SP, ligados à Força Sindical, fazem assembleia no início da noite desta sexta, dia 27. Objetivo é definir a pauta de reivindicações da categoria, cuja data-base é 1º de novembro.
As entidades, que são filiadas à Força Sindical, representam cerca de 600 mil trabalhadores no Estado. A campanha salarial é tocada pelos 54 Sindicatos filiados à Federação estadual. A Federação coordena as negociações.
Assembleias acontecem em São Paulo, Osasco e Guarulhos, que, juntos, representam em torno de 250 mil trabalhadores. Os últimos dias têm sido de distribuição de boletins convocatórios nas fábricas das bases. As entidades também massificam, via redes sociais, a convocação para a assembleia.
Pauta – Em final de agosto, houve assembleia das direções na sede da Federação, na Capital. Os itens aprovados são reposição das perdas pela inflação, aumento real de salário, igualdade salarial e de oportunidades entre homens e mulheres, aumentos diferenciados, portanto, maiores, para os Pisos salariais, entre outros. A negociação se dará com diversos grupos patronais.
Federação – O presidente da entidade, Eliseu Silva Costa, está otimista. Ele diz: “O País está crescendo, a produção melhorou, então é viável que sejamos atendidos em nossas principais reivindicações”. Eliseu completa: “Vamos em busca de aumento real de salários e manutenção das cláusulas sociais, que são tão importantes quanto as econômicas”. Sua expectativa é fechar o acordo até final de outubro, para dar tranquilidade à categoria.
MAIS – Informações nos sites dos Sindicatos e da Federação.