Sindicato dos Metalúrgicos entrega pauta
de reivindicações a representantes das empresas.
O Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano entregou, na tarde de quinta-feira (03/09), a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2009 aos representantes dos empresários da cidade. A reunião aconteceu na subsede do Ciesp da cidade e contou com as presenças do presidente do Sindicato, Pedro Benites, além dos diretores Orlando, Terra, Tarcísio, Manoel e Sérgio.
“Realizamos uma assembléia no dia 23 de agosto e temos a convicção de que a negociação deste ano será a mais difícil dos últimos tempos. Não queremos o que é dos patrões, mas conhecemos os nossos direitos e não vamos abrir mão da nossa parte, que é a reposição salarial e um aumento real. Os números serão definidos na mesa de negociações, mas já deixamos claro que vamos lutar por um acordo positivo e não aceitaremos a desculpa da crise, que, aliás, já passou”, disse Benites.
Como acontece todos os anos, o Sindicato conta com a assessoria técnica do Dieese nas negociações. O presidente da entidade, Tadeu Morais, esteve reunido com a Diretoria do sindicato recentemente e apresentou dados oficiais que mostram que a crise econômica não atingiu o Brasil com tanta força e, mesmo assim, já foi embora. O PIB nacional está crescendo e as empresas tiveram bons lucros nos anos anteriores.
Benites observou que o objetivo da Campanha Salarial 2009 é manter os bons resultados alcançados no ano passado, quando o Acordo Regional da categoria garantiu aumento de 11,10% e abono salarial de 33,30%. É importante lembrar que a maioria das empresas suzanenses adere ao Acordo Regional, que assegurou índices maiores do que o Acordo Estadual – que teve aumento médio de 10,48% e abono de 28%.
Por Marco Aurélio Sobreiro (MTB 24.565)
Jornalista e assessor de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano/SP