As palestras promovidas pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano continuam a todo vapor e estão agradando a categoria. No dia 9 de abril, o presidente Pedro Benites falou para um salão lotado de companheiros na sede do Sindicato. No dia 19 de março, no Sítio, o supervisor técnico de Segurança do Trabalho Aguinaldo Silva Castro já havia explanado sobre o tema “Gestão de Risco no Ambiente de Trabalho”. Ele também esteve no Sindicato na palestra do último dia 9.
“É uma maneira que encontramos de estimular a formação dos trabalhadores. Procuramos abordar temas atuais e de interesse da categoria, como segurança no trabalho, e também assuntos mais amplos, como o sistema de produção no capitalismo”, disse Benites, que destacou o excelente comparecimento dos trabalhadores.
Jornada de 40 horas
Dentro desta linha, a proposta de redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, sem diminuição dos salários, também foi comentada no Sindicato. Benites lembrou que os sindicatos estão unidos e mobilizados em torno da questão e, ao mesmo tempo, os deputados federais comprometidos com os trabalhadores vêm se desdobrando em Brasília para acelerar a aprovação da medida: “O problema é que não temos tantos parlamentares fechados conosco como deveríamos”, observou.
Por Marco Aurélio Sobreiro
jornalista e assessor de imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Suzano
Acesse aqui ou abaixo, em arquivo pdf, o Jornal Comunicação Direta