|
Miguel Torres, presidente do Sindicato e vice-presidente da Força Sindical
|
Os sindicatos metalúrgicos da Força Sindical no Estado de São Paulo vão reunir-se nesta quarta-feira, dia 12 de agosto, às 10h, na Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo (rua Pará, 66, Higienópolis), para discutir e aprovar a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2009, que será submetida às assembleias dos trabalhadores e posteriormente entregue ao setor patronal.
“Vamos antecipar a campanha para fortalecer a mobilização, pois este ano vamos negociar a renovação de todas as cláusulas econômicas e sociais da Convenção Coletiva. Não vamos permitir que a questão da crise prejudique as negociações. Vamos priorizar o reajuste salarial, com aumento real, a redução da jornada de trabalho e a garantia de emprego para os delegados e delegadas sindicais. Com relação a este último item, queremos negociar uma espécie de Convenção 158* para os delegados e delegadas sindicais”, afirma Miguel Torres, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes e vice-presidente da Força Sindical.
* A Convenção 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) protege o trabalhador contra a demissão imotivada.
A Campanha Salarial 2009 reúne 54 entidades da categoria metalúrgica no Estado de São Paulo (53 sindicatos e a Federação), que representam cerca de 700 mil trabalhadores, com data-base em 1º de novembro.
Outras ações importantes
dia 14 de agosto, sexta-feira, na Avenida Paulista – ato das centrais pela jornada de 40 horas semanais, contra as demissões e em defesa dos direitos sociais.
dia 15 de agosto, sábado, no Clube de Campo do Sindicato em Mogi das Cruzes – primeira assembleia da Campanha Salarial 2009 dos metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes.
www.metalurgicos.org.br