Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos

Campanhas Salariais

Metalúrgicos de SP aprovam 8% de reajuste para três setores e greve a partir do dia 5 de novembro

Paulo Segura

Expressiva e forte participação da categoria na assembleia decisiva da Campanha Salarial 2012 realizada no Palácio do Trabalhador, em São Paulo

Em assembleia realizada nesta sexta-feira, 26 de outubro, os metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes aprovaram a proposta de 8% de reajuste salarial mais abono de 20% feita por três grupos patronais: Grupo 3 (autopeças), Fundição e Sindisider (produtos para siderurgia).

A categoria decretou, porém, greve a partir do dia 5 de novembro nas empresas dos demais grupos, que não apresentaram nenhuma contraproposta, depois de várias rodadas de negociação. A assembleia reuniu no Palácio do Trabalhador, sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, no bairro Liberdade, cerca de mil trabalhadores e trabalhadoras da categoria.

Os 8% contemplam a reposição da inflação dos últimos 12 meses, encerrados neste mês de outubro, que ainda não foi fechada, mais aumento real. “Este é o mínimo que vamos buscar, agora, para os demais trabalhadores da categoria, com ou sem greve, pois vamos continuar pressionando para fechar mais acordos até o dia 5 de novembro”, afirma Miguel Torres, presidente do Sindicato e da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos.

Os acordos aprovados garantem também a renovação de todas as cláusulas sociais da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, inclusive as que dão estabilidade no emprego aos trabalhadores acidentados no trabalho e portadores de doenças profissionais.

A data-base da categoria é 1º de novembro. A Campanha Salarial 2012 é unificada, reúne 54 sindicatos metalúrgicos filiados à Federação dos Metalúrgicos do Estado de São Paulo, presidida por Cláudio Magrão, representando 800 mil trabalhadores.

Eleições Sindicais

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e Mogi das Cruzes realizará eleições para renovação de sua diretoria nos próximos dias 26, 27 e 28 de novembro. A Chapa 1, única a participar do processo eleitoral, será encabeçada pelo atual presidente Miguel Torres, candidato à reeleição. Aprovada na assembleia, a Chapa 1 tem 61 membros, sendo que seis deles são mulheres.

Jaélcio Santana

Por Assessoria de Imprensa:
Débora Gonçalves e Val Gomes
Acesse www.metalurgicos.org.br